Na noite de ontem (15) aconteceu na Casa Cor Ceará 2015 o lançamento oficial do projeto Atelier Criativo Brasil, uma iniciativa do Sebrae Ceará ( Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que tem como objetivo principal fomentar a parceria cultural e econômica entre a indústria e o artesanato, unindo o espírito inovador de artesãos, designers e estudantes à visão empreendedora de pequenas empresas de moda do nosso estado!
O projeto chega este ano a sua quarta edição dentro da Casa Cor, com um ambiente que tem tudo a ver com a inovação e a modernidade que pertecem ao mundo da moda. Brasilidade, sustentabilidade e um design pra lá de criativo são as marcas principais do Hostel ( uma éspecie de albergue descolado!) projetado pelo escritório Project arquitetura, dos arquitetos e urbanistas Eduardo Mourão, Antônio José de Queiroz (Batata) e Pedro Mameda Braga. Os jovens arquitetos abraçaram com propriedade a proposta do SEBRAE de fazer dialogar artes, arquitetura, moda e artesanato, aliando tudo isto ainda a funcionalidade, tecnologia e aconchego necessário para um Hostel de qualidade.
A inspiração principal para a criação do Hostel do Atelier Criativo Brasil 2015 foram os albergues-design espalhados pelas capitais turísticas de grandes cidades, que têm como modelo de negócios atrair os viajantes pela sua arquitetura contemporânea, espaços clean e modernos, além do atendimento personalizado, claro. Simplesmente o máximo, não é?
É claro que o ambiente ganhou ainda mais cores, vida e aquela pegada fashion ao ser ocupado por 12 criadores de moda da terrinha, que trabalharam em colaboração dentro do tema proposto pela Casa Cor deste ano: Brasilidade!
Estes 12 estilistas e criadores com seus ateliers foram convidados pelo SEBRAE para integrar o projeto por seus méritos criatuvos e produções autorais, condições essenciais para integrar a mostra. Durante o processo de criativo, o Sebrae Ceará disponibilizou uma carga de consultoria em cada atelier com o intuito de trabalhar junto aos criadores os aspectos de inovação dos produtos e criações apresentados. O resultado? Não poderia ser melhor!
A equipe do portal No Pátio foi conferir de perto as 12 mini coleções que são a cara do Brasil, feitas com muito talento, carinho e que expõem a alma fashionista e as ideias e marcas registradas de cada um de seus criadores!
Outra ideia que não faltou em nenhum dos projetos que poderão ser visitados e vistos pelo público no espaço do Hostel até o final da Casa Cor foi a sustentabilidade. A ideia por trás das criações foi a de promover a requalificação da matéria prima residual da produção de cada empresa em seu próprio processo criativo. Ou seja, reaproveitar para criar. Isto foi exatamente o que fez Alysson Aragão, um dos estilistas participantes e também um dos nomes mais conhecidos na cena de moda autoral cearense.
A inspiração do designer não poderia ser mais brasileira: nossa cantora e ícone de estilo e personalidade Maysa. Em sua mini coleção, Alysson procurou retratar os principais momentos da vida e carreira da musa, nunca esquecendo de reaproveitar e reutilizar, por exemplo, rendas de coleções passadas, que foram utilizados como elemento de ligação entre as peças da mini coleção em diferentes tons! Para ele, este reaproveitamento é parte essencial da criação de moda, pois além de instigar e desafiar a criatividade do estilista, incentiva a diminuição dos custos do produto final.
Já Celina Hissa, da renomada marca de bolsas Catarina Mina, foi ainda mais além com sua coleção “Tropicalismo”. Além de se inspirar nas cores e premissas principais do movimento, a designer encabeça um movimento que convida o consumidor a dialogar mais de perto com a marca, no qual ela dilvulga sem filtros os custos reais de cada produto desenvolvido pela marca, incluindo a margem de lucro e os gastos com marketing. Segunda ela “esta é uma forma interativa de conversar mais sinceramente com o nosso público. Nossa ideia é menos marketing e mais conversa. Com este projeto, pretendemos encontrar junto a nossos consumidores, novas formas de divulgar a marca, além de soluções que diminuam custo do produto final, o que é bom para todos”.
Celina já comemora seus primeiros pedidos de produtos para comercialização no exterior, mas reitera todo um cuidado especial com sua marca e com as artesãs envolvidas no processo: “Teremos muito cuidado para que a marca não se perca e para que todos , mesmo fora do país, possam saber da nossa identidade e de todo o processo de criação de nossas artesãs, que hoje já dobraram de número e têm evoluído em conjunto com a nossa marca, o que nos dá muito oruguho”. Ponto para a moda cearense!
Entre as sandálias super exclusivas da Fridíssima de Lígia Nântua, as bolsas de frutas de Jô de Paula e as maravilhosas criações “Lobatistas”de Mark Greiner e Juliana Versas, nossa equipe se encantou pelo design arrojado, sustentável e acessível dos acessórios de Roberto Dias.
Em sua coleção “Cores do Brasil”, Roberto usou e abusou da criatividade e do reaproveitamento de materiais, tanto de coleções passadas, como de objetos, pedras e artefatos que ele simplesmente “encontrou pelo caminho”. As matérias primas principais são os chifres bovinos, pedras coloridas, restos de garrafas PET, sementes e sobras de linha. O resultado é um maravilhoso e intrinseco emaranhado de cores, texturas e brilho, de dar inveja a qualquer desfile de John Galliano!
Caminhando pela mostra de lançamento do atelier criativo Brasil 2015 e conversando com os criadores, uma coisa ficou certa: O projeto é uma prova de como a complementação das expertises de diversos profissionais dedicados e talentosos da área de moda unidos a consultoria especializada e premissas sustentáveis pode gerar um valor inestimável a um tradicional modelo de negócio!
Apostamos que você já está curioso e ansios para ir conferir a mostra, certo? então aproveita para conferir a lista completa dos designers e estilistas participantes abaixo!
1- Ahaze
Coleção Maracatu
Designers: Gabriela Albuquerque, Hadji aires e Zé Filho
2- Alysson Aragão
Coleção Deluxe Maysa
3- Catarina Mina
Coleção Tropicalismo
Designer: Celina Hissa
4- Ferrer Corsets
Coleção Sol, Mar e Sertão
Designer: Marcelo Lima
5- Fridíssima
Coleção Andanças
Designer: Lígia Nântua
6- Jô de Paula
Coleção Vereda Tropical
7- Jomara Cid
Coleção Corpo, inspirada no Grupo Corpo
8- Kalil Nepomuceno
Coleção Xingu
9- Mar Del Castro
Coleção Redes na Varanda
Designers: André Castro e Rafa Castro
10- Mark Greiner + Juliana Veras
Coleção Reinações, inspirada na literatura de Monteiro Lobato
11- Nathalia Canamary
Coleção Geometria Orgânica, inspirada na obra de Burle Marx
12- Roberto Dias
Coleção Cores do Brasil
A mostra Atelier Criativo Brasil 2015 segue em cartaz até o final da Mostra Casa Cor Ceará, no dia 17 de novembro. O Sebrae Ceará promoverá ainda debates, palestras e paineis voltados para design, brasilidade, negócios de moda e claro, sustentabilidade na moda. Não deixe de conferir este festival de beleza e criatividade dos estilistas maravilhosos da nossa terrinha e fique ligado para as próximas novidades que vão rolar dentro do Hostel Fashionista! Fica a dica…
Matéria : :Lívia Saboya
Fotos: Equipe No Pátio