CMFor realiza solenidade em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos
24 de setembro de 2019
Porto do Pecém será sede do Portocom 2020
24 de setembro de 2019

Casa de Juvenal Galeno comemora centenário com diversas atrações

A Casa de Juvenal Galeno, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado, é hoje um dos mais antigos Centros Culturais Cearense em atividade, congregando mais de 20 entidades em sua sede, e fortalecendo a arte nas mais diversas linguagens. Berço e residência do poeta cearense reconhecido em todo o País, a Casa de Juvenal teve seu tombamento definitivo como patrimônio em nível estadual em 2016, pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará (Coepa).

Ativa desde 1919, a Casa de Juvenal Galeno já recebeu visitas do porte de Patativa do Assaré, Luís da Câmara Cascudo, Rachel de Queiroz e Filgueiras Lima, que viviam intensamente a cultura e debatiam a política do país, além de fomentarem a produção literária de cada época.

Para comemorar o Centenário deste equipamento de grande importância para a cultura do Estado, ocorrerá o Lançamento de Antologia organizada para esta data, além de sessões solenes, palestras, lançamento de cordéis, apresentações teatrais, musicais, entre outras ações organizadas pelas associais e pela direção da Casa de Juvenal Galeno.

“Esta justa homenagem à Casa de Juvenal Galeno será um encontro de várias entidades culturais sediadas no equipamento, bem como de instituições e grupos que promovem a cultura em nosso Estado”, destaca Antônio Galeno, diretor do equipamento e bisneto de Juvenal e diretor da casa.

Além do centenário do equipamento, em 2019 comemoram-se os 183 anos de nascimento de Juvenal Galeno; os 83 anos de fundação da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno; e os 6 anos de fundação da Academia de Letras Juvenal Galeno.

Confira a programação de comemoração aqui: https://www.secult.ce.gov.br/2019/09/23/centenario-da-casa-de-juvenal-galeno-e-marcado-por-grande-diversidade-cultural/

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *