Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa retoma atendimento presencial

Acontece|Assembleia Legislativa|Atualidades

As pessoas que precisam tirar seus documentos de RG e CPF já podem buscar os serviços da Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa, que retomou suas atividades presenciais nesta terça-feira (01). O órgão funciona por meio de parceria firmada com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e oferece à população cearense a emissão de RG (primeira e segunda vias), CPF e folha de antecedentes criminais, mediante agendamento on-line.

Inicialmente, um total de 10 a 12 servidores farão o atendimento, das 8h às 14h, até o próximo dia 4 de setembro, conforme explica o coordenador da Casa do Cidadão da AL, Frederico Ehrich Araripe. Ele afirma que, neste período, estão sendo atendidas diariamente entre 40 e 45 pessoas, dentre as que buscam retirar o RG. “Estamos atuando de forma a atender 50% da nossa capacidade, já que normalmente são atendidas cerca de 80 pessoas”, relata.

Ainda segundo Frederico, a partir de 8 de setembro, ao longo de duas semanas, o horário de atendimento será ampliado, indo das 8h às 16h, o que permitirá que o atendimento chegue a 75% do período normal. A previsão do coordenador é a de que, na última semana de setembro, o atendimento chegue a 100% da capacidade.

Frederico Ehrich informa que os servidores que trabalham no Caminhão da Cidadania também estão atuando no trabalho feito pela Casa do Cidadão. Devido à pandemia da Covid-19, ele aponta como cuidados necessários por parte de quem busca o atendimento presencial o uso obrigatório de máscara, evitar estar acompanhado durante o atendimento — a fim de inibir aglomerações — e acompanhar o calendário de agendamento feito pelo órgão.

ATENDIMENTO

O atendimento para todos os serviços prestados na Casa do Cidadão é organizado por senhas e agendamento on-line, por meio do site.

A documentação necessária para a primeira e a segunda via de RG inclui Certidão de Nascimento original e cópia; duas fotos 3×4 recentes; CPF; RG ou Carteira de Trabalho com cópia; Certidão de Casamento e, apenas no caso da segunda via, é exigida a taxa de R$ 53,88, cujo boleto é emitido no site.

Para a emissão do CPF, os documentos necessários são RG; Certidão de Nascimento (original ou cópia autenticada) e, caso seja maior de 18 anos, Título de Eleitor. Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável.

A Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa funciona no edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (anexo II), localizado na rua Barbosa de Freitas, 2674 (esquina com a avenida Pontes Vieira). O horário de funcionamento é das 8h às 14h, até o dia 4 de setembro, e, a partir de 8 de setembro, das 8h às 16h.

Mais informações pelos telefones: 3277.2782/3277.2786.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter