Casa José de Alencar recebe 7º FestOrquídeas

Comportamento

FestOrquídeas tem programação ampla e gratuita de 22 a 24 de novembro

Blc.Alma.Kee.Tipmalee

As orquídeas estão cada vez mais próximas de quem procura conviver um pouco mais com a natureza. Aos poucos, as plantas já se tornaram xodó de muitas pessoas pelo país, os chamados ‘orquidófilos’. Se você é um deles, gosta de plantas e gostaria de conhecer melhor o cultivo e adquirir a primeira espécie poderá usufruir de uma ampla programação entre os dias 22 e 24 de novembro, na Casa José de Alencar.

O evento é promovido pela Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) e reúne a exibição e concurso de flores e a realização de palestras e oficinas de cultivo de orquídeas, alertando o público para a necessidade de preservação dos ambientes que abrigam patrimônios naturais. A participação no FestOrquídeas é gratuita, mas a organização sugere aos visitantes a doação de 1kg de alimento não perecível ou uma lata de leite em pó.

ad.verme.jp.003

Para Vera Coelho, presidente da ACEO, a existência de um festival como o FestOrquídeas tem estimulado ainda mais o cultivo de orquidáceas. “As exposições de orquídeas têm tido, como resultado imediato, o ingresso de um bom número de associados. Não hesitaria em afirmar que a maioria dos atuais membros da Associação é formada por pessoas que descobriram as orquídeas ao visitarem nossas exposições, principalmente durante o FestOrquídeas”, afirma.

As orquídeas expostas concorrerão aos já tradicionais troféus Labiata de Ouro, troféu prof. Pedro Ivo Braga de Mérito Botânico e troféu Gerardo Carvalho, nas categorias espécie brasileira, espécie estrangeira, cattelya labiata, híbrido e espécie botânica.

Adenium.obesum..flor.2

O 7º FestOrquídeas será mais uma vez cenário para a promoção de campanha contra a venda de orquídeas retiradas do mato. No evento, será expressamente proibida a exibição e/ou comercialização de qualquer planta coletada na natureza. O FestOrquídeas abrirá espaço para discutir o tema, objeto de preocupação das diversas associações de orquidófilos que se multiplicam por quase todo o País.

Seminário de Orquidofilia e Orquidologia
Nesta edição as palestras do Seminário acontecerão no sábado, dia 23, das 14 horas às 17 horas. O tema “Princípios básicos para o cultivo de Cattleyas brasileiras” será apresentado por José Alexandre Maluf (SP), um dos maiores colecionadores do Brasil, com mais de 40 mil orquídeas e já apresentou trabalhos em países como Peru, Venezuela, Estados Unidos e Japão.

Já o tema “Conservação de orquídeas: Cattleya granulosa & Cattleya labiata” será ministrado pela engenheira florestal e coordenadora do Projeto Orquídeas do Brasil e Chefe do Orquidário Nacional do Ibama, Lou Cristian Menezes (DF). Fechando a programação de palestras, o mineiro Marcus Vinícius Locatelli irá explanar sobre “Ciências no cultivo de orquídeas”, Locatelli é também engenheiro agrônomo e mestre em Solos e Nutrição de Plantas. Todos os participantes receberão certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará.

Serviço:

7ª edição do FestOrquídeas – Festival de Orquídeas de Fortaleza
Data: 22, 23 e 24 de novembro
Local: Casa de José de Alencar – av. Washington Soares, 6055 – José de Alencar.
Entrada Gratuita, mas a organização sugere aos visitantes a doação de 1 (um) kg de alimento não perecível ou uma lata de leite em pó.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter