Com a recente crise econômica global, um dado que infelizmente tem crescido exponencialmente é o de pessoas vivendo em situação de rua. Por diferentes fatores, elas acabam perdendo suas casas e são obrigadas a viverem em praças e calçadas. Mas mesmo nessa situação tão precária, duas pessoas conseguiram encontrar o amor e, recentemente, celebraram sua união em um dos mais populares pontos turísticos da capital cearense: a Praça do Ferreira.
Janete e Francisco viviam em situação de rua e se conheceram, há 12 anos, em um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) de Fortaleza. Trata-se de um espaço dedicado a acolher qualquer pessoa que esteja em situação de rua e ajuda a tirar documentos, fazer sua higiene pessoal, se alimentar e participar de atividades educativas e sociais. Pois bem, após se conhecerem, Janete e Francisco viram o amor surgir entre eles.
Juntos, eles passaram a se esforçar ainda mais para conseguirem sair das ruas da capital. O artesanato feito em palha, famoso na região, começou a se destacar e eles passaram a oferecer o produto na Praça do Ferreira. Logo eles começaram a vender mais e juntar algum dinheiro. Com o passar o tempo, conseguiram alugar uma casa para morar. “A Janete é tudo na minha vida. Com ela, eu quis outra vida, quis mudar e vencer. É o meu amor e o presente de Deus para mim”, declarou Francisco Carlos em entrevista ao Diário do Nordeste.
Casamento na Praça do Ferreira, local significativo para os dois
Mesmo com o artesanato prosperando, o casal nunca conseguiu realizar o sonho de fazer uma cerimônia de casamento. Mas com a ajuda dos amigos dos tempos de situação de rua e de projetos sociais, eles conseguiram a tão sonhada festa. O local escolhido foi a Praça do Ferreira justamente pela importância do espaço em suas vidas: eles já haviam vivido ali, começaram a vender seu artesanato na praça, então nada mais significativo do que celebrar naquele ambiente.
O grupo Amigos da Rua Fortaleza foi um dos que auxiliou na realização do sonho do casal. A entidade conseguiu, por meio de doações, todos os itens da festa: bolo, vestido de noiva, terno do noivo e tudo o que o casal tinha direito. Já o altar foi decorado com a própria arte de Francisco e Janete. “Eu vivia em situação de rua, quando a gente se conheceu, e Deus honrou a gente com o dom do artesanato da palha e o aluguel social. Hoje Ele também está nos privilegiando com esse dia que eu estava ansiosíssima”, contou a noiva.
Que história de amor, não é mesmo?
Fotos: Reprodução/Lucas Falconery