Casos de pedra nos rins aumenta no verão

Comportamento|Saúde

O verão é a época que os casos de pedras nos rins mais aparecem, saiba as causas e como tratar a doença 

pedranosrins_nopatio

Só de imaginar a dor e as coisas que você perderia no verão por conta da pedra nos rins, dá uma aflição, não é mesmo? No verão, os casos de calculo renal aumentam em 30% e atingem principalmente os homens. Isso se deve ao calor intenso aliado à transpiração excessiva e à falta de ingestão correta de líquidos, principalmente a água.

As pedras nos rins são causados pela precipitação de sais na urina e a principal causa é a baixa ingestão de líquidos. Outra causa é também o excesso de sal na dieta, que quando filtrado no rim leva junto o cálcio que se precipita e forma a pedra. As pessoas que tem ácido úrico elevado, doenças como hiperparatireoidismo e que tomam medicamentos tem a maior tendência a desenvolver pedras nos rins.

Os casos aumentam no verão porque as altas temperaturas e a perda de líquidos pela transpiração acelera e a formação de urina pelos rins diminui. A precipitação de soluto aumenta e formam-se cristais em quem já possui tendência ao cálculo. A cor da urina é um bom sinal, ela deve estar sempre clara, pois o solvente está em boa proporção e não irá acontecer a supersaturação do soluto, prevenindo a formação de cálculos.

Depois que se formam, dificilmente é possível tratá-los com medicamentos e o paciente precisa de algum procedimento. Felizmente, são minimamente invasivos e quase nunca é preciso um procedimento cirúrgico maior. Tratamentos com medicação dependem de exames de sangue e urina.

Para prevenir-se, fique atento a sua alimentação. Existem alimentos que contribuem para a cristalização, mas em contrapartida também existem alimentos e nutrientes que diminuem a formação de pedras. Evite ingerir muito sal, alimentos ricos em sódio, frituras e alimentos industrializados, principalmente no verão. Chá preto e chá mate devem ser consumidos com moderação, pois são fonte de oxalato. As bebidas alcoólicas também são prejudiciais por conterem purinas que aumentam a formação de cálculos.

Frutas, legumes e verduras são importantes, principalmente os ricos em potássio, como água de coco, banana, abacate, manga, castanhas, batata doce e tomate. Não custa nada observar a alimentação com mais rigor no verão, não é? Assim você evita qualquer dor desagradável que te impeça de curtir o verão.

Fotos: Reprodução 

Inscreva-se na nossa newsletter