Para fazer com que o retorno ao trabalho após a licença-maternidade seja mais humanizado, a Secretaria da Educação (Seduc) agora conta com uma Sala de Apoio à Amamentação.
O ambiente, especialmente preparado, visa contribuir para que as mães possam conciliar suas responsabilidades profissionais e as necessidades dos seus bebês. Há, ainda, o simbolismo do local onde a sala foi instalada: o bloco da Seduc em que fica situada a Coordenadoria de Educação e Promoção Social (Coeps), responsável pelas ações direcionadas à primeira infância no âmbito da Secretaria.
A sala trata-se de um reconhecimento à importância da amamentação. Além disso, serve de exemplo para as demais instituições.
Amamentação é um direito garantido por lei
O leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê nos primeiros seis meses de vida, e que traz diversos benefícios aos pequenos e suas mamães. E é por isso que todas as mães têm o direito de amamentar seus filhos. Segundo o artigo 9º do Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do governo, das instituições e dos empregadores garantir condições propícias ao aleitamento materno.
Fotos: Reprodução / Fonte: Governo do Ceará