Ceará passa a ter 146 municípios atendidos por carros-pipa

Acontece|Atualidades|Ceará

Durante a reunião que ocorreu na última segunda-feira (14), com o Comitê Integrado de Combate à Estiagem no Estado do Ceará, em Fortaleza, ficou decidido que 37 municípios cearenses estão incluídos na Operação Carro-Pipa, empreendida pelo Exército Brasileiro. Com a decisão de ampliar o número de municípios atendidos o estado passa a ter 79,3% das cidades com abastecimento hídrico feito por carros-pipa.

O anúncio, do Comitê Integrado de Combate à Estiagem no Ceará, incluiu municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), como Aquiraz e Pindoretama, na lista que era de 109 cidades em que circulam 1.384 carros-pipa na zona rural, atendendo cerca de 922.092 pessoas.

Dessa forma, o Exército (Defesa Civil Nacional) passa a atender 146 cidades do Ceará, levando através dos carros-pipa água para atender às necessidades básicas dos moradores da zona rural.  As áreas urbanas são atendidas pelos carros coordenados pela Defesa Civil Estadual.  Outros municípios, após formalizarem demandas (com atendimento pleno das exigências requeridas pelo programa) poderão também se beneficiar do serviço.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Dedé Teixeira, após o fim do período chuvoso, a necessidade dessa “ação é emergencial” . Ele afirmou também que em breve outros 15 municípios devem ser incluídos na lista – totalizando 161 cidades.

Carros-pipa 2

A operação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro.

As cidades atendidas na nova etapa da operação são: Aquiraz, Coreaú, General Sampaio, Icapuí, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Pindoretama, Quixeré, São Luís do Curu, Trairi,  Nova Russas, Potengi, Baixio, Caririaçu, Cruz, Ererê, Farias Brito, Granja, Granjeiro, Iguatu, Iracema, Jojoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Pereiro, Tarrafas, Umari, Várzea Alegre, Amontada, Apuiarés, Aracoiaba, Baturité, Itarema, Morrinhos, Pires Ferreira e Varjota.

 

Fotos: Reprodução. 

 

Inscreva-se na nossa newsletter