Fortaleza recebe nesta segunda-feira (4) mais 192 médicos estrangeiros pelo programa Mais Médicos. Eles fazem parte de um grupo de 3.000 profissionais que chegam a cinco estados brasileiros como parte da segunda etapa do programa do Governo Federal para levar médicos a cidades do interior do estado ou periferia das grandes cidades.
Os médicos participam há três semanas de um programa de treinamento que os torna aptos a trabalho no país pelo Mais Médicos. Antes de irem às cidades onde atenderão, os médicos vão estudar os problemas de saúde mais comuns de cada região. Para o Ministério da Saúde, o acolhimento é “fundamental para que os médicos saibam a que hospitais, clínicas ou outras unidades de saúde encaminhar pacientes que necessitem de atendimento especializado, como cirurgias”.
Como previsto na MP que instituiu o programa, os médicos participantes do programa só podem atender nas unidades básicas de saúde da rede pública, que resolvem 80% dos problemas de saúde, segundo o Ministério da Saúde.
Ceará é o estado mais beneficiado
O Ceará tem o maior número de pacientes atendidos por profissionais do Mais Médicos, segundo o Ministério da Saúde. O estado tem também o maior número de profissionais atuantes pelo programa do Governo Federal. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, são 109 médicos que atendem uma população de 369 mil pessoas.
A Bahia é o estado com o segundo maior número de pessoas atendidas, com 338 mil pacientes. Em seguida, aparecem Minas Gerais (272 mil), Rio Grande do Sul (245 mil) e Pernambuco (220 mil).
Com informações do G1
Foto: Reprodução