Ceará Sagrado: os caminhos da fé no coração do cearense

Agenda Cultural|Cultura

Gilmar de Carvalho e Dodora Guimarães organizam a exposição de arte sacra intitulada “O Sagrado Coração do Ceará”, que será aberta nesta quinta-feira (20), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Tendo em vista a diversidade religiosa do povo cearense, os curadores da mostra tratam da tradição católica portuguesa, a tradição indígena, africana e a tradição dos cultos e santos populares.

A exposição mostra os inúmeros padroeiros espalhados pelos municípios cearenses. Na religiosidade indígena estão as danças dramáticas, o manto tabeba e o legado deixado por eles ao longo de 513 anos de história do Brasil. Na tradição africana estão os cantos e ritos dos antigos escravos, a calunga e a sua história de resistência.

A exposição está divida em cinco núcleos:  mostrando o Juazeiro de Pe. Cícero, São Francisco de Canindé, Sobral de Dom José Tupinambá, os Santos Padroeiros e, finalmente, Crenças e Cultos. No espaço destinado a Juazeiro e Pe. Cícero, o visitante terá a oportunidade de ver a Ladeira do Horto e suas inumeráveis romarias, a Casa dos Milagres e as imagens votivas ao lado dos altares domésticos.

 

Serviço:

O Sagrado Coração do Ceará
Data: 20 de Dezembro de 2012.
Local: Memorial da Cultura Cearense.
Contato: (85) 3488.8625/8733.8829.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter