Na constante luta em busca de combater o avanço das drogas no estado do Ceará, em 2014 foi criado um fundo específico para servir de apoio ao trabalho preventivo e de enfrentamento à dependência química. Nomeado de “Ceará sem Drogas“, a iniciativa é de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, e desde então vem buscando mobilizar a sociedade cearense em torno do assunto.
Na última sexta-feira (31/03), o idealizador do projeto ressaltou para dois mil jovens em Horizonte as medidas promovidas pela Assembleia e pelo Governo Estadual contra a droga no estado. Entre elas, o presidente destacou a aprovação do projeto de lei complementar que criou o Fundo Estadual de Políticas sobre Álcool e Drogas. “O objetivo do Fundo é facilitar a captação e repasse à população de recursos destinados à execução das atividades da Política Estadual sobre Drogas”, explicou.
Na ocasião, Zezinho Albuquerque também falou sobre a importância da criação do Batalhão de Divisas. “É preciso impedir que as drogas entrem em nosso Estado, já que o Ceará não é um estado produtor de drogas, assim como punir quem promove esse tráfico”, defendeu. De acordo com ele, já há sete equipes atuando nas fronteiras de todo o estado.
Durante o encontro, o ex-jogador e comentarista esportivo Walter Casagrande falou sobre a experiência dele como dependente químico. Em sua avaliação, qualquer campanha com o objetivo de alertar os jovens quanto ao risco do uso de drogas deve explicar os efeitos nocivos dos entorpecentes.
“Eu acredito que campanhas como a Ceará sem Drogas devem acontecer em todos os estados brasileiros, trazendo pessoas que já passaram pelos terrores da experiência com drogas para conscientizar os jovens quanto ao tema”, considerou.
Segundo o prefeito de Horizonte, Chico César, uma das “guerras” enfrentadas pelo município é contra as drogas. “Precisamos do Ceará sem Drogas, da imprensa e dos poderes Judiciário e Legislativo para que tenhamos alguma chance de vencer e proporcionar algum futuro para nossos jovens”, defendeu.
Fotos: Reprodução.