Ceará sustentável: Programa Selo Município Verde reúne representantes da Região Norte

Acontece|Política|Sobral

Promover a proteção ambiental apoiado na mobilização da comunidade e de órgãos públicos. Este é o objetivo do Programa Selo Município Verde, do Governo do Estado do Ceará. O programa, criado em 2003, visa identificar os municípios cearenses que atendem a critérios pré-estabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais e que promovem a melhoria na qualidade de vida para as gerações presentes e futuras.

O último palco para divulgação e sensibilização do programa estadual foi o Centro de Educação a Distância (CED), em Sobral. Com o intuito de capacitar os municípios que melhor atendem aos índices de sustentabilidade sugeridos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o encontro reuniu na sexta-feira (1º) representantes de Cariré, Coreaú, Alcântaras, Reriutaba, Massapê, Meruoca, Groaíras, Hidrolândia, Itapajé, Forquilha, Graça e Sobral.

Durante a oficina do Selo Município Verde, conceitos, organização funcional, objetivos da certificação junto aos poderes públicos municipais, medidas de proteção e fiscalização do meio ambiente, planejamento de políticas públicas de qualidade ambiental, criação de fundos, dentre outras instruções foram repassadas aos representantes pela coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Sema, Lucia Maria Bezerra da Silva.

Selo Município Verde 2

Na ocasião a coordenadora falou ainda da importância da criação e fortalecimento dos Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente (Comdemas). “Se não houver o empenho de equipes que possam buscar estas informações o município muitas vezes não consegue atender aos requisitos da certificação”, conscientizou.

Já a secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente e coordenadora do Selo Verde em Sobral, Gizella Gomes, destacou que “o Selo Município Verde não é apenas uma certificação ou uma propaganda a ser divulgada, mas uma mudança de práticas para tornar efetivamente nossos municípios em locais ‘verdes’, sabendo usá-las para recuperar os recursos naturais e transformar isso em benefícios econômicos, sociais e ambientais para os municípios”.

Gizella informou ainda que em Sobral existe uma força tarefa formada por técnicos de todas as secretarias e autarquias municipais, cujo objetivo é assegurar o ‘Padrão A’, que é a nota máxima do selo.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter