O Ceará foi o estado mais beneficiado com o projeto piloto do Programa Cidades Digitais do Ministério das Comunicações. Ao todo serão 10 cidades cearenses que poderão melhorar a gestão e os serviços disponibilizados com o programa, além de oferecer pelo menos um ponto de acesso público à banda larga. A divulgação das 80 cidades contempladas pelo projeto foi feita ontem (2), pelo ministério.
“Queremos contribuir para que o país tenha gestões públicas cada vez mais transparentes. Essa é uma forma de evitarmos inclusive a [prática de] corrupção. Ao mesmo tempo, ajudará na prestação de serviços públicos como marcação de consultas nas unidades públicas de saúde, acompanhamento escolar das crianças que estudam nas escolas públicas e pagamento do IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] via internet. Além disso, dará maior publicidade às licitações feitas pelas prefeituras”, justificou a secretária de Inclusão Digital do ministério, Lygia Pupatto.
O Nordeste foi à região do país com o maior número de municípios beneficiados (36). Na região Norte serão 13 cidades e nas regiões Sudeste e Sul serão 15 em cada. A Região Centro-Oeste foi contemplada com apenas uma localidade beneficiada: a Estrutural, uma das regiões administrativas mais pobres de Brasília.
As cidades foram escolhidas a partir de uma lista de 192 municípios. No Ceará, as 10 cidades são: Araripe, Barreira, Brejo Santo, Jaguaruana, Maracanaú, Milhã, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Varjota, Viçosa do Ceará.
Foto: Reprodução