O XXVII Prêmio Jovem Cientista, com o tema Água: desafios e sociedade, teve dentre os ganhadores o cearense Osvaldo Assunção Mendonça, que é aluno de engenharia mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ficou em 2º lugar na categoria estudante do ensino superior.
O estudante apresentou pesquisa focada no “desempenho do dessalinizador térmico com estágios de recuperação de calor, formado por uma unidade de produção, torre com canais metálicos e perfis termoplásticos, e uma unidade de aquecimento, com coletor solar de tubo evacuado”. Osvaldo Assunção Mendonça conquistou a premiação de R$ 12 mil pela sua colocação. O primeiro lugar da categoria ficou com um aluno da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA – RN), que falou sobre o estudo da “mistura de águas salinas como alternativa para a irrigação e produção de forragem no semiárido nordestino”.
O prêmio teve mais de três mil inscrições e o objetivo de estimular pesquisadores das mais diversas áreas a proporem soluções para a melhor gestão de recursos hídricos. Em dezembro, os vencedores receberão os prêmios da presidenta Dilma Rousseff, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.
As categorias que concorreram foram: Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional. Confira a lista dos vencedores e mais informações no site do prêmio.
Foto: Marcelo Gondim