Cearenses desenvolvem soluções para a NASA

Acontece|Ceará|Tecnologia

Famosos ou anônimos que conseguiram vencer adversidades e alcançaram os seus objetivos, os cearenses são conhecidos nacionalmente por seu bom humor, generosidade e persistência. Outra coisa que todo mundo sabe é que tem cearense por toda parte. Toda parte mesmo! Se duvidar eles conquistam até o espaço.

Pés no chão e cabeça nas estrelas! Essa foi a tônica dada às 54 horas de trabalho, pesquisa, inovação e criatividade do hackaton NASA Space Apps Challenge, realizado pela primeira vez em Fortaleza, com a participação de 60 jovens cearenses, entre os dias 22 e 24 de abril, no FB Ideias – Centro de Inovação e Empreendedorismo do Farias Brito.

A maratona internacional criada pela NASA ocorreu simultaneamente em 193 cidades e 72 países reunindo milhares de pessoas empenhadas em resolver problemas e produzir soluções open source para desafios globais propostos pela agência espacial.

Distribuídos em 13 equipes, os cearenses desenvolveram desde aplicativos, jogos, softwares de tratamento de dados, hardwares e protótipos que solucionem os problemas propostos nas áreas de Tecnologia, Aeronáutica, Estação Espacial, Sistema Solar, Terra e Jornada à Marte.

O desafio era criar um “Space Recreation“, ou seja, novas maneiras para que astronautas e cosmonautas possam usar o seu tempo livre enquanto vivem a bordo de uma estação espacial internacional. O projeto vencedor foi o “The Silver Snitch”, elaborado pelos estudantes de ensino médio do Colégio Farias Brito, Marcus Vinícius Holanda de Lima, Mariana Rêgo Gomes Alves, Erlenete Sousa, Luana Albuquerque, Aron Maciel, além de Bárbara Brandão, graduanda em Engenharia Mecatrônica pelo IFCE.

NASA 2

A proposta cearense teve como inspiração o famoso jogo de quadribol da série de ficção Harry Potter. Só que no lugar do pomo de ouro, o drone “The Silver Snitch” (multifuncional, em formato esférico) possibilitaria uma gama enorme de jogos, brincadeiras ou esportes, como tênis, caça ao drone ou o quadribol espacial, não é demais?

Agora os vencedores irão representar o Ceará na competição global, que vai escolher os ganhadores em cinco categorias para assistir ao lançamento de um veículo espacial no Centro Espacial John F. Kennedy (KSC), localizado no Cabo Canaveral, na Ilha Merritt, nos Estados Unidos.

Então, alguém aí ainda dúvida que os cearenses vão dominar o mundo? A NASA nós já chegamos.

 

 

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter