Olha só nosso Ceará fazendo bonito na área da tecnologia e da sustentabilidade! A equipe de universitários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) foi selecionada para representar o Brasil em Londres, em um torneio de empreendedorismo social a ser realizado em setembro! A equipe foi a grande vencedora do Campeonato Nacional Enactus Brasil 2017, realizado nesta semana no Rio de Janeiro.
O Projeto Mudas também atua em diversas frentes que envolvem desde palestras para a comunidade direcionados à produção de frutas e hortaliças, fabricação de bolos, polpas e doces com foco no desperdício de alimentos, até cursos de informática para formação de jovens e promoção de ofertas e feiras com assistência técnica especializada em áreas diversas como agricultura, estética, saúde.
O evento contou com a participação de mais de 2.500 universitários empreendedores sociais, acadêmicos, entusiastas, executivos e professores de todo o Brasil e do mundo. O campeonato também promoveu debates sobre políticas públicas, mobilização social e responsabilidade socioambiental. Na competição, realizada nestas quarta e quinta-feira, no Centro de Convenções Sulamérica, 68 times de estudantes universitários competiram entre si pelo posto de representante brasileiro na Enactus World Cup, em Londres. A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades.
A banca examinadora foi composta por executivos de alto escalão de empresas como Walmart, Bank of America e Convention Center Network e elegeu o projeto Mudas, do time IFCE-Iguatu, comandado pelos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) como o melhor do ciclo de 2016/17. “Com o apoio de marcas como a Ford, cujo financiamento alavancou a nossa fábrica de processamento de alimentos, conseguimos impulsionar a economia regional e o empoderamento feminino”, comemorou Kevin Brasil.
Entre outros projetos participantes que se destacaram durante o evento , há ainda o Projeto Cílica, liderado por estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), e que tem o objetivo de empoderar catadores de resíduos do Centro de Triagem do Canal do São Joaquim. A Universidade Federal do Alagoas (Ufal) também marcou presença entre os finalistas com o projeto Vivá, que atende profissionais da reciclagem em Maceió. Outro time foi o Enactus Leão Sampaio, da Unileão de Juazeiro do Norte, também aqui no Ceará, que possui três projetos ativos: o Viver da Terra, que visa o desenvolvimento da agricultura familiar, o Sonhos de Maria, que possibilita renda extra para as mulheres e o Empreende Mais, que incentiva as consultorias.
Todo o evento foi apoiado por marcas como Bank of America, o Walmart, o CNN, a Nufarm, a Cargill, a KPMG, a Tilibra, a Andef, a Fcam, a Ford, a Microsof, o inpEV, a Fundação Estudar, a Rich, a Thermo Fisher Scientific, a Fcam, a Coca-Cola, a Coath e a BIC.
Nós aproveitamos para parabenizar os estudantes da equipe do IFCE-Iguatu pelo projeto e seguimos torcendo para que façam ainda mais bonito, representando nosso estado e país lá fora com uma iniciativa tão bonita e inovadora. E você? O que achou do projeto Muda e de mais essa conquista de estudantes da terrinha? Conta pra gente aqui nos comentários!
Fotos: