Estudantes cearenses no exterior

Acontece

Programas de bolsas atraem estudantes cearenses para a experiência de intercâmbio no exterior

intercambio_nopatio

O Ceará é um dos estados com mais jovens estudando no exterior. Com a implementação de vários programas de bolsas para intercâmbio, muitos estudantes foram beneficiados com a oportunidade de vivenciar novas experiências acadêmicas, culturais e pessoais. Sem a necessidade de altos investimentos financeiros, hoje não apenas o jovem que possui excelentes condições financeiras, mas qualquer aluno que se interesse e queira passar uma temporada estudando em instituições estrangeiras, tem muitas oportunidades.

O  “Ciência sem Fronteiras”, programa de intercâmbio mais disseminado nas faculdades brasileiras, revela que, em dois anos, desde sua implementação, muitos universitários cearenses foram contemplados com 1.743 bolsas de estudo. Só da Universidade Federal do Ceará,  mais de 1.200 alunos receberam a chance de estudar fora. A quantidade de estudantes cearenses estudando em outros países leva o estado a ocupar a nona posição nacional e a segunda regional.

De acordo com a Assessoria para Assuntos Internacionais da Universidade de Fortaleza (Unifor), os estudantes também são influenciados pelas mais variadas experiências de colegas e conhecidos que estudaram no exterior. Essa proximidade e o acesso às informações através da internet facilitam o processo.

As universidades cearenses investem cada vez mais em parcerias com instituições estrangeiras e programas de bolsas para viabilizar estas novas experiências. Para Tito Lívio Romão, titular da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da Universidade Federal do Ceará (CAI-UFC),  as oportunidades e facilidades para a realização da mobilidade acadêmica, provocam o aumento da procura pelo estudo em outros países. Dez programas de bolsas de intercâmbio e a mobilidade por meio de parcerias com instituições estrangeiras de locais como França, Alemanha, Portugal, Estados Unidos e outros, são disponibilizados pela UFC.

Foto: Reprodução

 

 

Inscreva-se na nossa newsletter