A maratona de festas de fim de ano está chegando e com elas as delícias gastronômicas dessa época. As confraternizações no trabalho, faculdade, amigos não param de aparecer essa época não é? E resistir às tentações é muito difícil! O No Pátio preparou algumas dicas para não exagerar na ceia de natal.
Não fique sem comer!
Por isso, não exagere na ceia se não quiser ganhar uns quilinhos extras. Faça pequenas refeições durante o dia. Não coma só na hora da festa. Mesmo assim, você não precisa deixar de lado o prazer que a festa proporciona. Aprenda a se alimentar sem culpa na hora da ceia de natal e ano novo.
Faça uma entrada.
Antes da ceia, coma uma fruta ou um suco natural, isso vai te ajudar a não exagerar na hora de montar o prato. Faça pratos com muitas frutas, verduras e cereais. Pequenas substituições fazem grande diferença. Experimente beber suco de uva orgânico no lugar do vinho e suco de frutas no lugar do refrigerante.
Malhe do jeito que der!
Se o tempo não foi suficiente para ir à academia, use as escadas do prédio, use ônibus para fazer as compras e ande mais. E dance bastante durante a festa. Evite repetir o prato. Deixe de lado as peles das aves. Para a sobremesa, prefira os doces à base de frutas. Eles são menos calóricos e mais saudáveis. Nada de exagerar nas bebidas alcoólicas. Uma taça de vinho ou champanhe pra brindar o natal e o ano novo é suficiente.
Natal sem fritura!
Dá pra comer coisinhas deliciosas no Natal e ainda assim manter a dieta! Como? Confira a receita de uma rabanada diferente. É assada e mais saudável. Ideal para quem quer evitar as calorias das frituras.
Ingredientes:
4 pães francês
2 xicaras (chá) de leite
1 lata de leite condensado
3 ovos batidos
1 pitada de canela
Açúcar a gosto
Modo de preparo:
Corte os pães em fatias. Misture o leite com o leite condensado e mergulhe as fatias de pão até ficarem bem molhadas. Em outra vasilha, bata os ovos com a canela. Passe as fatias de pão nos ovos batidos. Distribua as fatias em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180°. Diferente da receita tradicional, nesta a rabanada é assada, evitando as temidas frituras.
Para terminar, fica a dica: não deixe que a comida seja o principal da festa. Ela faz parte, mas nessa época do ano o principal é companhia da família e amigos mais chegados. Aproveite o momento para colocar o papo em dia com todos os parentes. Curta a festa e não se culpe!
Fotos: Reprodução