Centenário de Murilo Rocha Aguiar é lembrado na AL

Acontece|Assembleia Legislativa

Nesta terça-feira (25), a partir das 19h, Assembleia Legislativa do Ceará realiza uma sessão solene in memoriam em homenagem ao centenário de nascimento de Murilo Rocha Aguiar. Durante a celebração, será lançado o livro biográfico “Murilo Rocha Aguiar – 1914-2014 – Política a vida toda”, escrito pela jornalista Ângela Barros Leal. 

Na solenidade, serão homenageados ainda, com a entrega de placas alusivas à data, Maria Zelma Aguiar Câmara; José Stélio Rocha Aguiar; Maria Nusia Rocha Aguiar; Maria Claudia Aguiar Neves; Murilo Rocha Aguiar Filho; Francisco de Paula Rocha Aguiar; e Antônio Alberto Rocha Aguiar – todos filhos de Murilo Rocha Aguiar.

Natural do município de Camocim, Murilo Rocha Aguiar iniciou sua carreira política após o ciclo histórico de Getúlio Vargas, filiando-se à União Democrática Nacional (UDN), cuja legenda o elegeu à Assembleia Constituinte de 1947.

O livro da jornalista Ângela Barros Leal descreve e contextualiza acontecimentos que pontuaram parcela significativa da história política do Ceará e do Brasil, apresentando imagens e textos da época em que Murilo Aguiar foi um dos mais importantes políticos do Ceará. Na obra, ela revela episódios da vida de Aguiar, ora amena, de proprietário rural atento aos rebanhos e aos cafezais, ora dramática e trágica, do parlamentar cassado pelo regime militar e alijado do que seria o coroamento de sua vida política – a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará.

Segundo Sérgio Aguiar, neto do homenageado, seu avô, ingressou na história como um verdadeiro herói político e, mesmo após a morte, deixou aceso o seu ideário de homem público. O evento atende a requerimento do deputado Sérgio Aguiar (Pros) e acontece no Plenário 13 de Maio.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter