Três milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). E para quem deseja o novo documento, a Central da Cidadania da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) iniciou a emissão nesta última quinta-feira (01).
Para solicitar a nova documentação é necessário agendar atendimento no site da Secretaria de Proteção Social (SPS), e se direcionar no dia e hora agendados na Câmara Municipal de Fortaleza, apresentando certidão de nascimento (se solteiro) ou certidão de casamento (se casado); CPF, foto 3×4 recente e comprovante de residência.
No caso de pessoas autistas, além da documentação já citada, é necessário o documento do responsável e o laudo médico com CID específica para autismo, para que seja inserido na Carteira o símbolo que identifica a condição.
Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)
O novo modelo da CIN traz uma importante mudança. A numeração agora será única, apenas o CPF, permitindo a integração com outros órgãos e serviços. A nova CIN contará com novos elementos de segurança, inclusive, um QR Code seguro e uma zona de leitura automatizada, para uma checagem fácil e confiável pelas Forças de Segurança Pública e por todos os postos de atendimentos públicos e privados, pois como a nova CIN também é digital, está incluída no aplicativo GOV.BR.
Vale destacar que a solicitação da nova Carteira de Identidade Nacional não é obrigatória, todo cidadão tem até 2032 pra migrar do modelo antigo para o novo.
Fotos: Reprodução / Fonte: CMFOR
Pátio Hype