Centro Cultural Belchior celebra a Festa de Iemanjá com exposição inédita

Cultura|Exposições

A tradicional Festa de Iemanjá de Fortaleza, uma das mais expressivas celebrações de matriz africana no Brasil, ganha destaque neste mês de agosto com a exposição Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças!, que será inaugurada nesta quarta-feira (13), às 19h, Centro Cultural Belchior (CCBel).

Com curadoria de Jean dos Anjos, a mostra reúne fotografias feitas em 2016, durante o processo de registro da festa como Patrimônio Cultural Imaterial, e revela, por meio das imagens, os rituais, símbolos e afetos que envolvem a celebração nas praias da capital cearense.

Mais do que um simples registro visual, as fotografias funcionam como “mapas de compreensão” da espiritualidade coletiva que toma conta de Fortaleza nos dias 14 e 15 de agosto. A exposição evidencia a força simbólica da Festa de Iemanjá, conectando passado e presente por meio da memória, da fé e da resistência cultural de um povo que celebra a Mãe de Todas as Cabeças com profunda devoção.

A programação do mês no Centro Cultural Belchior (CCBel) conta ainda com shows, oficinas, apresentações teatrais e vivências artísticas em diferentes pontos da cidade. Entre os destaques estão a III edição do Mikarreggae; o espetáculo Pra onde o vento sopra, do Balé Jovem do Pirambu; o show Maria, vai com as outras!, com o grupo Essas Mulheres; e a performance Um canto para Belchior, de João Andirá. Também integra a agenda a vivência artística do projeto Alucinação Arte Urbana com o artista Jambo, no bairro Titanzinho.

Serviço:
Abertura da exposição: Odoyá! Salve a Mãe de todas as cabeças!
Data: quarta-feira (13/08)
Horário: 19h
Centro Cultural Belchior (CCBel)
Local: Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema

Fotos: Reprodução / Fonte: Secultfor

Inscreva-se na nossa newsletter