Centro Cultural Belchior celebra obra de Carmelita Fontenelle

Cultura|Exposições

Inspirada nas manifestações populares e em cores vivas, a arte de Carmelita Fontenelle é celebrada por capturar as sutilezas de nossa gente. “Folias da Saudosa Rua”, exposição a ser aberta no Centro Cultural Belchior, tem curadoria de Vavá Azim, e reúne amostras de pintura em óleo sobre tela, numa retrospectiva que é um passeio pelas mais variadas tradições cearenses. O evento acontece nesta sexta-feira (25/08), às 19h, com show da cantora Aparecida Silvino.

Como sugere o título da exposição, as telas nos convidam ao reviver das manifestações culturais das ruas de pequenas cidades do Ceará à luz da arte popular conduzida pela correnteza de uma poesia viva a desaguar nas festas juninas, no bumba-meu-boi, no maracatu, no pastoril, na folia de reis, nas quermesses de igreja e nos folguedos e danças infantis. Além disso, convém lembrar que o mês de agosto, acolhedor desta exposição, destaca-se pelo culto às tradições populares que culmina no dia 22 com a celebração do Dia do Folclore. Portanto, eis aqui uma mestra autodidata que do alto dos seus oitenta e sete anos de idade vem dedilhar suas lembranças de menina encantadas nas cores, cheiros e ritmos das tradições do povo cearense.

Sobre a artista
Carmelita Fontenelle, reconhecida como uma legítima representante da arte naif, participou de três edições do Salão de Abril e de dezenas de mostras coletivas, seja em Fortaleza, no Brasil e em cidades como Roma, Milão, Lisboa e Montevidéu. Na sétima arte, foi cenário do filme “Eu não conhecia Tururu”, de Florinda Bulcão, de 2001. “Folias da Saudosa Rua” tem montagem de Wanger dos Santos e de Vavá Azim. Fica em cartaz, com visitação gratuita, até o dia 16 de setembro.

Serviço:
Coquetel de abertura da exposição “Folias da Saudosa Rua”, de Carmelita Fontenelle
Sexta-feira (25/08), às 19 horas, no Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema)
Visitação: Terça a sexta-feira de 10 às 21 horas. Sábado e domingo de 15 às 21 horas. A exposição fica em cartaz até o dia 16 de setembro. Entrada gratuita.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter