Promessa é da titular da Assessoria Especial de Políticas Públicas Sobre Drogas, Socorro França
No próximo mês, será inaugurada mais uma rede de atenção aos usuários de drogas no Ceará. O ponto de apoio no combate ao vício e na reinserção social dos que estão em processo de recuperação da dependência química é promessa da titular da Assessoria Especial de Políticas Públicas Sobre Drogas, Socorro França. Ela afirmou que a abertura deve ocorrer dentro de 20 dias.
O primeiro Centro de Referência sobre Drogas no Estado reunirá núcleos de atendimento, pesquisa e capacitação dentro de um espaço só, a fim de promover ações de enfrentamento ao uso de entorpecentes. A unidade será, ainda, responsável por fazer uma triagem dos usuários, recebendo-os e avaliando o tipo de medicamento necessário em cada caso. Conforme o resultado das análises, os dependentes serão encaminhados a Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
O espaço oferecerá também estruturas para atendimento médico e psicológico e ações preventivas. Funcionará na sede da Escola Juvenal Galeno, no Centro, e ainda disponibilizará de um Observatório Estadual sobre Drogas, voltado para realização de pesquisas e cursos profissionalizantes às pessoas em reabilitação. “A chave da recuperação é fazer com que o antigo usuário tenha, ao sair, um local para trabalhar ou estudar”, afirma a titular da Assessoria Especial.
Socorro França pretende também colocar a proposta dos Consultórios na Rua em prática, onde equipes multidisciplinares compostas por assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros vão realizar abordagens aos dependentes químicos em situação de rua e direcioná-los à rede de atenção básica de saúde.
A Assessoria Especial prometeu entregar, ainda, até o fim do ano, novos Caps no Interior do Ceará. Nas 18 Redes de Atenção Psicossocial do Estado, serão implantadas 36 Caps I, 10 Caps II, 11 Caps AD (Álcool e Drogas), 21 Caps AD III, para assistência a dependentes químicos e pessoas com transtornos mentais, e 21 Caps I, voltados para crianças que já se inseriram no mundo das drogas.
Foto: Kléber Gonçalves