Em vários países do mundo o mês de novembro é dedicado às ações relacionadas a prevenção do câncer de próstata e à saúde do homem. A campanha conhecida internacionalmente como “Novembro Azul”, também ganhou destaque em Sobral.
Com o incentivo da Prefeitura de Sobral, os Centros de Saúde da Família da Estação e do Tamarindo do município realizaram na última quinta-feira (12) um evento de promoção a saúde no Centro de Referência Especializado para População de Rua – Centro Pop de Sobral.
A iniciativa, que representa o fortalecimento das ações intersetoriais entre as secretarias do município, ofertou aos integrantes do Centro Pop de Sobral exames de HIV, hepatite e Sífilis, verificação de pressão e glicemia, teste do escarro – para saber se a pessoa está com tuberculose – e palestra sobre higiene bucal, além da distribuição de kits odontológicos. Ações como esta muitas vezes são o único contato que pessoas em situação de rua têm com os serviços de saúde. Daí a importância do trabalho que foi realizado no referente a parâmetros humanitários, de solidariedade e cidadania.
O Centro Pop de Sobral foi inaugurado em abril de 2014 e “desde o início conta com ações de promoção à saúde para que, além da prevenção, seja identificado o maior número de patologias possíveis”, afirmou Jean Alves, coordenador do Centro.
De acordo com um estudo realizado neste ano, pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em média 51% dos homens nunca chegaram a consultar um urologista. Por outro lado, a estimativa é de que surjam 7,8 novos casos de câncer de próstata a cada hora.
Portanto, para quem tem mais de 50 anos, é importante deixar o preconceito de lado e realizar o exame preventivo pelo menos uma vez por ano. Ou, para os casos em que pode existir um risco maior, deve-se realiza-lo de acordo com a determinação médica.
Fotos: Reprodução.