Todo mundo sabe que criança tem um verdadeiro fascínio por desenhos animados. Porém, programas de televisão com ritmo acelerado e com um enredo fantástico – como o desenho do Bob Esponja – podem acabar desenvolvendo problemas de aprendizado e de comportamento nos pequenos.
Essa afirmação foi adquirida através de uma pesquisa realizada pela Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos. Os psicólogos analisaram crianças de quatro anos logo após elas assistirem a nove minutos de Bob Esponja.
Os pesquisadores perceberam um fato preocupante. A função executiva dessas crianças (habilidade de prestar atenção, resolver problemas e de ter um comportamento moderado) havia sido seriamente comprometida, em comparação às crianças de quatro anos que passaram os nove minutos assistindo a um programa com ritmo mais lento e realista, ou desenhando.
“É possível que o ritmo acelerado, com personagens em movimento constante, e a fantasia prejudiquem a habilidade que a criança tem de se concentrar”, declarou Angeline Lillard, pesquisadora chefe do estudo e professora na Universidade da Virgínia.
Devido aos resultados, Angeline recomenda que os pais incentivem os filhos a praticar atividades criativas de aprendizado, como jogos de tabuleiro e blocos de construção. “A função executiva é extremamente importante para o sucesso da criança na escola e na rotina”, diz a especialista. “É importante para sua saúde mental e física”.
Foto: Reprodução