5 praias cearenses para conhecer e se apaixonar!
23 de novembro de 2020
6 super dicas para curtir um verão estiloso!
24 de novembro de 2020

Céula Ambiental da Assembleia Legislativa renova certificação junto ao MMA

A Célula da Agenda Ambiental da Assembleia Legislativa do Ceará concluiu o relatório de monitoramento da gestão socioambiental (Ressoa) do Legislativo relativo ao exercício de 2019. O documento foi enviado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília (DF), para efeito de certificação.  

O monitoramento das ações da gestão socioambiental é feito pela própria Célula, sob a supervisão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O sistema de monitoramento permite acompanhar metas e consolidar informações. Por meio do Ressoa, os dados obtidos são compilados e o relatório de monitoramento anual da Célula é enviado ao Ministério do Meio Ambiente. 

A coordenadora da Célula da Agenda Ambiental, Morgana Ferreira, afirma que o Poder Legislativo é certificado desde 2018, e também recebe o Selo A3P.

Segundo ela, os relatórios são enviados ao Ministério desde 2015, quando do recebimento do Selo Prata, pelas boas práticas implantadas no Poder Legislativo do Estado. “Por meio da compilação dos dados do Ressoa, a gente avaliou que alguns eixos tiveram melhorias e outros não. Houve o aumento de energia elétrica, mas tivemos redução no consumo de água em torno de 10% entre 2018 e 2019”, compara. Morgana Ferreira adianta ainda que a redução no consumo de água tem sido contínua, entre 2017 e 2018 foi de aproximadamente 11%. “Também reduzimos o consumo de copos descartáveis, que têm impacto no meio ambiente, de cerca de 5% em relação a 2018, dando continuidade ao processo de redução de consumo deste produto.

Foram também doadas a associações de catadores cerca de 19  toneladas de material reciclável”, informa. A coordenadora acrescenta que a Célula da Agenda Ambiental também está investindo na capacitação de pessoal, com cursos de treinamento para quase três mil servidores entre efetivos e terceirizados. 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *