Chocolate do bem

Comportamento|Saúde

Importante para a alimentação e presente em diversas polemicas sobre o seu consumo, o chocolate auxilia na medicina

chocolate_nopatio

O chocolate é importante para o consumo humano desde sua descoberta. É considerado a iguaria dos deuses e aparece não só na culinária, mas também na medicina. Nos tempos dos nossos ancestrais, o chocolate dava a eles mais força e vigor para lutar e caminhar.

Há alguns anos atrás, o chocolate foi considerado um vilão dieta como um alimento pouco saudável, engordativo e que provocava a acne, além de contribuir para o colesterol alto. Mas os estudos recentes confirmam seus benefícios: melhora de doenças físicas, mentais e de coração.

As melhorias na saúde são de responsabilidade do cacau e não do chocolate em si. Portanto, o chocolate amargo, que tem um alto índice de cacau, é um dos mais benéficos a saúde. E pode prevenir diversos males a saúde como cardiopatias, diabetes e até mesmo câncer. São mais de 600 compostos químicos naturais. Suas características benéficas se dão principalmente às propriedades dos flavonoides presentes na sua composição.

Chocolate e a beleza

chocolate3_nopatio

O chocolate é constantemente apontado como o causador da acne, mas na verdade já existem estudos recentes que comprovam que o chocolate pode ser usado no tratamento da acne e até mesmo para retirar manchas da pele. O problema é que em pessoas com oleosidade excessiva, o chocolate ao leite, que tem um alto nível de gordura, acelera o processo da acne. Mas o chocolate amargo pode sim ser consumido sem grandes preocupações, mas sempre em quantidades moderadas.

chocolate4_nopatio

Para a pele, o benefício é para as rugas, pois o chocolate atua nos radicais livres, que podem contribuir para a formação de rugas. Em tratamentos antienvelhecimento, os ácidos do cacau deixam a pele lisa e suave. No corpo, o melhor uso do chocolate é a esfoliação. Banho de imersão ou massagem. O chocolate estimula a circulação sanguínea, combate a celulite e ainda ajuda a eliminar toxinas.

Os cabelos também são beneficiados com o chocolate. A hidratação capilar à base de cappuccino e chocolate é indicado para fios quebradiços e sem vidas por conta do uso constante de químicas.

Chocolate e saúde

chocolate5_noptio

O consumo de chocolate tem uma boa indicação para pessoas com problemas emocionais. É um antidepressivo natural. Quando você come chocolate, o cérebro libera serotonina, fornecendo tranquilidade e prazer ao corpo. O chocolate é um estimulante natural das funções cerebrais.

O chocolate amargo tem propriedades anti-inflamatórias e auxiliam no tratamento de muitas infecções virais e bacterianas. O uso do chocolate para o tratamento de diarreias não é novo. Seu primeiro uso para esse fim já é conhecido desde o século XVI, na América e na Europa.

chocolate2_nopatio

Chocolate com alto índice de cacau contem vitaminas A, B, C, D e E e sais minerais como fosforo e ferro. Essas características ajudam a diminuir em 50% do risco de doenças cardíacas e ainda diminui a pressão arterial, evitando derrames e infartos. O chocolate amargo é um grande aliado da saúde por conter polifenóis e flavonoides, oxidantes potentes que protegem o corpo dos radicais livres. A dose para o consumo diário é de 100g para obter os benefícios.

Para quem tem enxaqueca, uma boa notícia: o cacau é eficaz contra as dores de cabeças. Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Missouri afirma que o cacau inibe a atividade cerebral associada a enxaqueca. Mas como todos os alimentos, deve ser consumido com moderação.

chocolate6_nopatio

Chocolate é bom, todo mundo gosta e os benefícios são muitos. Prefira consumir a iguaria pela manhã, se consumido em jejum o chocolate ameniza a produção de cortisol, hormônio que estimula a retenção de liquido e o acumulo de gordura no abdômen. É um ótimo jeito de começar o dia, não é mesmo? Aproveite os benefícios do doce e viva mais feliz.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter