Chocolates estão liberados na dieta de emagrecimento

Comportamento|Estilo de Vida|Fitness

Seja amargo, ao leite ou branco, se um dos seus maiores vícios é o chocolate com certeza você deve considerá-lo a oitava maravilha do mundo e sabe que tê-lo  por perto e não poder comer é torturante.  Se você é mulher já deve ter usado o chocolate como desculpa para tudo (quando está de TPM fica até feliz porque é permitido comer muito e não ouvir julgamentos) e a boa notícia é que os chocolates estão liberados para consumo, pois eles só se tornam vilões da dieta quando são consumidos em excesso e sem nenhuma regra. É o que afirma a nutricionista Patrícia Cruz ao analisar os benefícios e os malefícios do chocolate na dieta de emagrecimento.

A especialista explica que ao contrário do que muitas pessoas pensam, principalmente as mulheres, o chocolate está liberado para esse tipo de dieta e eles só são maléficos se não forem apreciados com moderação ou se a pessoa perder totalmente o controle e achar que pode consumi-lo demais. Para você se permitir cair na tentação vez ou outra, veja abaixo os tipos de chocolates mais adequados para não estragar a dieta. 

– Chocolate amargo

Ele é considerado um alimento energético, rico em gordura e açúcar. Portanto, auxilia na reposição de energia no organismo. Por outro lado, apresenta valor calórico elevado, por isso, deve ser consumido com moderação. Além disso, o chocolate amargo (acima de 70% de cacau) contém pouca gordura, açúcar e leite, tornando-o menos calóricos. Além de manter todas as propriedades funcionais. Os antioxidantes, presentes no chocolate amargo, auxiliam na saúde do coração, reduzindo o LDL – colesterol e controlando a pressão arterial.

dieta de emagrecimento 2

Na dieta de emagrecimento eles podem ser uma saída para evitar o açúcar e a gordura também. Já que chocolates com 65, 70, 90% de cacau, apresentam pouca adição de massa de cacau, isto é, menos gordura e açúcar. Além de ser benéfico à saúde devido alto teor de antioxidantes, protege o coração.

– Chocolate diet e light

Patrícia ensina que os chocolates diets possuem uma indicação específica para indivíduos portadores de diabetes mellitus e não são indicados para quem deseja reduzir peso. Já o chocolate light apresenta pelo menos 25% de redução do total de calorias, quando comparado ao chocolate comum do mesmo fabricante. “Por terem uma redução de caloria os chocolates ligths podem auxiliar na redução de peso. Porém, não são indicados para os diabéticos”, conclui a especialista.

dieta de emagrecimento 3

O chocolate é um alimento que está no topo da pirâmide alimentar. Entra na categoria doce, por isso, a recomendação é comer sem exageros sempre e não apenas quando se está em processo de dieta de emagrecimento. Mas, claro que não dar para seguir um padrão rigoroso sempre e segundo a especialista, a quantia ideal de chocolate para se consumir é de 30g por semana.

 

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter