Quem assistia o Chaves com certeza já teve vontade de provar os churros da Dona Florinda. A iguaria existente há séculos tem origem incerta. Alguns dizem que foram os portugueses que trouxeram a receita, quando voltavam da China na época da dinastia Ming. Outros dizem que foram os árabes que a trouxeram, quando invadiram a península ibérica. Há ainda quem afirme que foram os pastores espanhóis que inventaram a receita, porque era fácil de fazer no alto das montanhas onde eles não conseguiam obter pão fresquinho e outros produtos de padaria.
Seja qual for a sua origem, o churros atualmente é considerado tipicamente espanhol – por lá eles comem churros até no café da manhã. Mas chega de ficar com água na boca! Confira o guia de receitas que o No Pátio preparou e aprenda a fazer churros em casa. Experimente! Você nunca mais vai conseguir resistir a essa delícia crocante.
◊ Sanduíche de churros com recheio de sorvete
Ingredientes:
– 4 colheres (sopa) de açúcar;
– 1 colher (chá) de fermento;
– 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal;
– 1 pitada de sal;
– 1 xícara de farinha de trigo;
– 500ml de água;
– 400ml de óleo;
– Sorvete de creme ou chocolate;
– 2 colheres (chá) de canela.
Modo de preparo:
[youtube width=”850″ height=”550″]https://www.youtube.com/watch?v=41bkiqQnygw[/youtube]
◊ Churros de parmesão
Ingredientes:
Massa:
– 1 2/3 xícaras de água;
– 2 colheres (sopa) de açúcar;
– 3 colheres (sopa) de manteiga;
– 1 3/4 xícara de farinha de trigo;
– 100 g de parmesão ralado;
– 2 ovos;
– Óleo para fritura;
– Sal a gosto.
Molho cremoso de mostarda:
– 1 xícara de iogurte;
– 1/2 xícara de maionese;
– 2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon;
– 2 colheres (sopa) de mostarda à l’ancienne;
– 1 colher (sopa) de mostarda inglesa;
– 1 colher (chá) de molho inglês;
– 1/4 de xícara de suco de limão;
1 colher (sopa) de maple syrup;
– Sal e pimenta-do-reino moída a gosto.
Modo de preparo:
Leve a água, o açúcar, o sal e a manteiga ao fogo e deixe ferver. Acrescente a farinha, abaixe o fogo e mexa sem parar por cerca de cinco minutos, até desgrudar completamente do fundo da panela. Retire do fogo e leve à batedeira. Junte os ovos um a um e o queijo parmesão. Bata até esfriar. Coloque a massa em um saco de confeitar. Para fritar, pingue a massa em óleo quente em espirais ou no formato que desejar. Deixe dourar e escorra em papel absorvente.
No liquidificador bata todos os ingredientes do molho até ficar bem homogêneo. Seus churros em casa já estão prontos para serem servidos!
◊ Churros recheados ou banhados
Ingredientes:
– 1 xícara (de chá) de farinha de trigo;
– 3 ovos;
– 1 colher (de sopa) de açúcar;
– 1 xícara (de chá) de água;
– 2 colheres (de sopa) de manteiga;
– 2 xícaras (de chá) de leite;
– ½ xícara (de chá) de açúcar;
– ½ xícara (de chá) de farinha de trigo;
– 4 gemas;
– Essência de baunilha.
Modo de preparo:
Ferva a água com a manteiga e o açúcar. Junte a farinha de trigo de uma só vez e mexa com auxílio de uma colher de pau até formar uma bola. Deixe esfriar e acrescente os ovos um a um, batendo bem após cada adição. Use uma bomba de confeiteiro grossa. Forme os churros, deixando que a massa caia em óleo bem quente. Retire-os da gordura e passe-os no açúcar com canela em pó.
Em seguida, bata o açúcar, as gemas e a baunilha muito bem. Acrescente a farinha de trigo e o leite morno. Leve a mistura em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Recheie os churros e sirva.
Dica: Outros doces, em ponto cremoso, também servem para rechear ou banhar os churros.
◊ Churros de Oreo
Ingredientes:
– 2/3 do pacote de oreo (sem o recheio);
– 3 colheres (sopa) de manteiga;
– 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
– ¼ colher (sopa) de sal;
– 1 copo de água;
– 1 xícara de farinha de trigo;
– 1 xícara e ½ de canela;
– ½ xícara de creme de leite;
– ½ xícara de açúcar.
Modo de preparo:
[youtube width=”850″ height=”550″]https://www.youtube.com/watch?v=KGlU37JlISk[/youtube]
◊ Churros tradicional
Ingredientes:
– 250g de leite;
– 100g de manteiga;
– 200g de farinha;
– 30g de açúcar;
– 10g de sal;
– 4 ovos grandes;
– Baunilha (opcional);
– Doce de leite ou chocolate.
Modo de preparo:
Em uma panela, adicione o leite, a manteiga o açúcar, o sal, e a baunilha, e espere ferver. Misture bem, e caso tenha colocado uma fava de baunilha, retire-a nesse momento. Junte a farinha de trigo a mistura de leite e manteiga, e misture bem. Nesse momento a massa ficará com aspecto “empelotado”, mas aos poucos cozinhará e ficará homogênea. Essa etapa de cozinhar a massa é fundamental, e ela precisa ficar bem seca (jamais mole), para que seja possível dar formato aos churros. Em fogo baixo, o processo dura cerca de 10 minutos, mexendo a todo momento.
Assim que a massa estiver seca o suficiente, retire da panela, e espere esfriar por cerca de 10 minutos. Com o auxílio de uma batedeira (pode ser feita na mão), adicione os ovos um por um e bata até que a massa fique lisa e homogênea. Em seguida, leve para geladeira até esfriar antes de fazer os churros.
Com o auxílio de um saco de confeiteiro modele os churros do tamanho que desejar. Depois frite em óleo a 180 graus até dourar de ambos os lados, e reserve sobre um papel toalha para ficarem bem secos e crocantes. Assim que fritos, coma acompanhado de doce de leite ou uma boa calda de chocolate.
◊ Brigadeiros de churros
Ingredientes:
– 1 lata de leite condensado;
– 100g de chocolate branco nobre (puro);
– 50g de creme de leite;
– 1 colher (chá) de manteiga;
– Doce de leite;
– Açúcar e canela a gosto.
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo sempre. Continue em mexendo até ter uma mistura grossa e comece a desprender da panela. Retire do fogo e espere esfriar (cubra com um plástico para não ressecar). Faça pequenos quadradinhos com o doce de leite e modele bolinhas para ser o recheio do brigadeiro. Reserve.
Quando o brigadeiro estiver frio, modele as bolinhas, faça um buraquinho na massa, coloque o doce leite no meio e termine de modelar a bolinha. Passe em uma mistura de açúcar e canela. Coloque doce de leite em um saco de confeitar e usando o bico pitanga, faça uma pequena pitanga no brigadeiro para finalizar.
Em várias regiões do mundo o churros ganha um nome diferente: em Sevilha é chamado de calentito, em Jaén de tallo e em Granada de tejeringo. Mas a palavra “churros” é a mais conhecida e o que importa realmente é que ele é uma delicia e uma verdadeira tentação em nossas vidas.
E agora que você já sabe como fazer churros em casa, é só testas todas as receitas e depois vir correndo contar para a gente qual foi a sua preferida.
Fotos e vídeos: Reprodução.