Quem nunca viu uma estrela cadente no céu e fez um pedido? Pois podem prepara a listinha que nos próximos dias, será possível observar não apenas uma, mas uma chuva delas! Uma chuva de meteoros, para ser mais específico. E o fenômeno já começou nos céus de nossa cidade nesta segunda (20).
Os meteoros que rasgam o céu de Fortaleza são os restos do cometa Halley, que são os responsáveis pelo fenômeno originado dentro da constelação de Órion. O fenômeno acontece em dois períodos do ano e se chama chuva de meteoros Orionídeas.
Os rastros de luz no céu podem ser melhor observados em região com pouca iluminação e pouca poluição do ar, sendo as cidades interioranas os melhores locais para ver os pontinhos brilhantes. O fenômeno deve continuar até o dia 29 deste mês e pode ser observado em praticamente todo o Estado. A intensidade deve variar entre 20 a 60 meteoros caindo por hora.
E não se preocupe que não vai cair nenhuma pedra na sua cabeça vinda do espaço! Os meteoros se desintegram ao entrarem em nossa atmosfera, e é isso o que provoca a luz faiscante que vemos nos céus.
Fotos: Reprodução