Capital será a primeira do Nordeste a inserir as duchas sustentáveis
Fortaleza entrou em fase experimental de duchas ecologicamente sustentáveis, que são chuveiros movidos a energia solar, e será a primeira capital do Nordeste a implantá-los. O projeto já está sendo testado na Praia de Iracema e tem previsão para começar a ser executado em 2014.
As duas duchas de teste estão localizadas no Aterro da Praia de Iracema, próximas ao Ideal e Club, e já estão sendo utilizadas pela população. Essa fase vai até o dia 20 de dezembro e a expectativa é que sejam implantados, permanentemente, chuveiros sustentáveis ao longo de toda a orla de Fortaleza, incluindo Beira-Mar, Praia de Iracema e Praia do Futuro.
No projeto definitivo, as duchas serão colocadas próximas ao calçadão para serem usadas por desportistas, banhistas e turistas, com o objetivo de retirar o excesso de areia da praia ou apenas aliviar o calor.
O sistema é ecologicamente correto e sustentável e utiliza o sol como fonte de energia para o bombeamento de água do lençol freático, sem ruídos ou ligações clandestinas de água e de energia elétrica. As bombas de sucção da água das duchas são enterradas na areia e os painéis com placas fotovoltaicas captam água do lençol freático e transformam a luz solar em energia que movimenta as bombas de captação de água, proporcionando água doce, limpa e sem o consumo de energia elétrica nem danos à natureza.
Nas praias do Rio de Janeiro e Florianópolis já existem chuveiros sustentáveis.
Foto: Ana Branco/O Globo