Atenção amantes do teatro! A Cia Vatá iniciou a sua turnê pelo Ceará neste domingo (5) pela cidade de Jati e se apresenta hoje no Crato, seguindo para Nova Olinda, Potengi e Brejo Santo, levando o espetáculo Compilation, obra que sintetiza os 14 anos da história da companhia de dança, além de realizar a oficina Corpo Brincante. Já em Fortaleza, as apresentações ocorrem dias 16 e 23, no Theatro José de Alencar e na sede da Associação Vidança, respectivamente. As ações integram o projeto Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas no Ceará, uma iniciativa da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, com patrocínio da Petrobras, pelo Mecenato Estadual, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult).
Mergulhada na tradição brasileira, a Cia Vatá tem como inspiração as danças dos mestres do sertão, embalando-se no côco, cabaçal, maracatu, reizado, reverenciando suas crenças e folias. Suas criações são voltadas para a cultura afro brasileira e experimenta no corpo as danças dos Orixás, com seus signos e mitos, festeja a existência indígena nos territórios do corpo, traduzindo seu ritmo através do sapateado.
Compilation, sobretudo, trata-se do encontro de brincantes urbanos em contato com o ritual de estarem vivos, de se arriscarem ao encontro com o sagrado e com o profano das manifestações populares. O espetáculo leva ao palco o sabor dos terreiros, abrigando gerações distintas de artistas, conjugando essa mistura com as cores presentes em risos e cantos, dançando, antes de tudo, a permanência possível na ebulição do mundo com sua saída mais peculiar, o estar em festa, em celebração, o ser em conjunto e em grupo coexistir. É uma obra inspirada na cultura popular nordestina, tendo como mote a poesia de Ascenso Ferreira, que navega pelo sertão nordestino com muito humor e de forma lúdica.
“Em Compilation trabalhamos com harmonia entre as linguagens – dança contemporânea, sapateado, música e danças brincantes, provindas do universo tradicional do Brasil. Passeamos por côcos, maracatus, sambas, lamentos e muita poesia do universo tradicional do nordeste brasileiro, focados em Ascenso Ferreira, mas passeando por Patativa do Assaré”, explica a diretora artística e coreógrafa, Valeria Pinheiro.
E conclui: “Somos brincantes. Vamos experimentando o fazer harmonioso das obras da Cia. Vatá desde 2000 até 2014, numa compilação cheia de folia e festa , colocando no ‘terreiro’ o que a tradição nos ensinou e nos ensina, mas nos deixando vetorizar pelas linhas contemporâneas da musica, dança, teatro e poesia!”.
Sobre a Cia. Vatá
Em 2000, Valéria Pinheiro volta ao Ceará depois de 20 anos navegando nas artes e produção cultural do eixo Rio-São Paulo. Por audição, constitui a Cia Vatá (Companhia de Brincantes Valéria Pinheiro) genuinamente cearense, uma vez que ao longo dos últimos 14 anos vem emprestando seus fazeres, saberes e trocas ao cenário cultural cearense, brasileiro e do mundo. Toda essa trupe que hoje compõe a Cia. Vatá começou em 2000 e, ao longo do tempo, foram seguindo suas trilhas e montando seus próprios trabalhos, grupos e companhias.
Em 2009, no entanto, a convite do SESC Ceará, reuniram-se novamente através do projeto Olha O Aue ai!, onde a vontade de trabalhar de novo juntos prevaleceu, e hoje atuam no projeto residente no Café Teatro das Marias, uma parceria da ABCVATA (entidade que representa juridicamente essa trupe) com a SECULT-CE/ MINC/FUNARTE – Terreiradas Culturais (Eixo Formação e Eixo Difusão.
O Café Teatro das Marias, residência oficial da Cia. Vatá, do Grupo Fuzuê, da Cia Catirina e da Cia dos Pés Grandes, que também foi por muitos anos residência da Caravana Cultural, se estabeleceu como espaço de trocas de saberes, fazeres e sonhos.
Sobre a Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas no Ceará
A plataforma irá promover – de dezembro de 2014 a março de 2015 – a circulação de espetáculos de música, teatro, dança e circo por municípios cearenses, descentralizando o acesso a apresentações artísticas e culturais e promovendo um intercâmbio entre cenários e linguagens. Através de edital, foram selecionados 14 grupos e artistas nas áreas de artes cênicas e música, para promover ações formativas e realizar, cada um, nove apresentações, em três municípios cearenses, incluindo Fortaleza. Ao todo, serão até 144 apresentações e 48 ações formativas, beneficiando 33 municípios.
Aproveite para conferir a programação de toda a turnê da Cia Vatá pelo Ceará!
CRATO
Data: 05/01 (SEGUNDA-FEIRA)
Oficina: Às 14h, na Escola de Reisado do Mestre Aldenir (Vila Padre Cícero)
Espetáculo: Às 19h, na ONG Beatos (Rua Cícero de Souza, 182 – Bairro Zacarias Gonçalves – Sítio Beatos)
Grátis
NOVA OLINDA
Data: 07/01 (QUARTA-FEIRA)
Oficina: Às 14h, na Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri (Rua Ratisbona, 564 – Centro)
Espetáculo: Às 18h, no Teatro Violeta Arraes (Avenida Jeremias Pereira, 444 – Centro)
Grátis
POTENGI
Data: 08/01 (QUINTA-FEIRA)
Local: Terreiro do Mestre Antonio Luiz (Bairro João Cabral)
Oficina: Às 14h
Espetáculo: Às 18h
Grátis
BREJO SANTO
Data: 09 e 10/01 (SEXTA-FEIRA E SÁBADO)
Local: Cine Teatro Professor Júlio Macedo Costa (Av. Antônio Florentino de Araújo, s/n – Bairro São Francisco)
Oficina: De 15h às 16h30
Espetáculo: Às 19h
Grátis
FORTALEZA
Data: 16/01 (SEXTA-FEIRA)
Local: Theatro José de Alencar (Rua 24 de Maio, 600 – Centro).
Oficina: Às 14h, na Sala de Dança.
Espetáculo: Às 19h, na Sala Nadir Papi Saboya.
Grátis
FORTALEZA
Data: 23/01 (SEXTA-FEIRA)
Local: Associação Vidança (Av L, 402, na esquina com a Rua Dr. Quixadá Felício – Vila Velha)
Oficina: De 15 às 16h30
Espetáculo: Às 19h
Grátis
Para mais informações, acesse o site oficial da turnê: http://plataformadecirculacao.com
Fotos: Divulgação