
Seja em filmes ou em jogos, as cidades fantasmas sempre despertam curiosidade sobre como aquele local era em seus dias de glória, mas também sobre o que aconteceu para que ela fosse abandonada. Pois bem, conheça a seguir a pequena Cococi, um exemplo intrigante de cidade fantasma cearense, com uma história que mistura prosperidade, mistério e abandono.
Cococi fica no interior do Ceará. Após sua fundação no final do século 18, por décadas ela foi um distrito de Parambu, cidade localizada a cerca de 400km de Fortaleza, capital do Estado. Em 1957, porém, Cococi foi elevada à categoria de município, com direito a igreja, escola, cartório e até um clube social e um hotel. No seu auge, a cidade chegou a abrigar mais de três mil habitantes.

Como Cococi se tornou uma cidade fantasma cearense?
A cidade de Cococi parecia prosperar, mas tudo mudou drasticamente na década de 1970. Na época, a má gestão do dinheiro público e denúncias de corrupção fizeram a cidade ter sérias dificuldades para se manter. A construção de uma barragem próxima inundou parte da cidade, contribuindo diretamente para seu declínio. Por fim, uma seca terrível assolou a região na época, acabando de vez com os recursos locais.

Assim, Cococi perdeu o status de município, voltando a ser um distrito de Parambu. Com isso, o local passou a receber cada vez menos verbas públicas, e a população começou a deixar a cidade. Hoje, apenas duas famílias residem no centro urbano e lutam para manter viva a memória do local.
No entanto, Cococi é uma verdadeira cidade fantasma cearense. As casas de taipa se desintegraram e os demais edifícios, estão deteriorados. As ruas, antes cheias de movimento, hoje em dia estão cobertas por mato. Agora, ela recebe visitantes curiosos em ver suas ruínas e caçadores de fantasmas.
Deu até curiosidade de ir lá e conhecer também!
Fotos: Reprodução