Há pouco mais de uma década o conceito de cidades inteligentes era mais uma discussão acadêmica do que uma prática do dia a dia. Nos últimos tempos, essa realidade mudou com o avanço da tecnologia e a necessidade de repensar o uso dos espaços urbanos, respeitando a sustentabilidade, já é uma realidade em algumas partes do mundo.
Com o intuito de oferecer tecnologia em prol de uma vida mais ecologicamente correta, recentemente, algumas cidades brasileiras começaram a usar a tecnologia de cidades inteligentes. No entanto, todos nós sabemos que a modernidade tem um custo alto e geralmente apenas os mais ricos possuem acesso a este tipo de empreendimento. Ou melhor, possuíam! Já que o estado do Ceará pode ser o primeiro no mundo a ter uma cidade inteligente para pessoas de baixa renda.
A cidade está sendo construída no município de São Gonçalo do Amarante. Apesar de estar em solo brasileiro, a iniciativa, que ganhou o nome de Laguna Ecopark, foi proposta por duas organizações italianas, a Planet e SocialFare, em conjunto com o Centro de Empreendedorismo da Universidade de Tel Aviv – StarTAU. Com mais de 3.300.000m² de área, cidade inteligente para pessoas de baixa renda é o empreendimento mais inovador do mercado cearense.
O espaço permitirá que pessoas de baixa renda deixem os subúrbios para viver em uma região altamente tecnológica, com Wi-Fi liberado, aplicativos específicos para moradores, compartilhamento de bikes e motos, bem como reaproveitamento de água e controle inteligente da iluminação pública. Falando nisso, a energia também poderá ser gerada através de equipamentos esportivos especiais localizados em praças da cidade e adivinha qual é a média de valor dos lotes residenciais? Acredite, os lotes de 150m² estão sendo vendidos por cerca de apenas R$21.000,00.
A primeira parte do empreendimento deverá ficar pronta ainda este ano e contará com 150 casas. Além de toda a estrutura proposta, os moradores terão também a oportunidade de realizar cursos de prevenção médica, nutrição, alfabetização digital e hortas compartilhadas, visando uma melhor integração com o espaço.
É mesmo uma maravilha que a primeira cidade inteligente para pessoas de baixa renda do mundo esteja sendo construída em nossa terrinha.
Conheça no vídeo abaixo um pouco mais sobre o empreendimento:
[youtube width=”850″ height=”550″]https://www.youtube.com/watch?v=Msw0j-mhJbw[/youtube]
Fotos e vídeo: Reprodução.