Ciência a favor do amor

Comportamento|Estilo de Vida

A ciência criou um modo de ajudar aos apaixonados a melhorarem seu namoro. Confira!

casal_nopatio

Chega um momento que a rotina do namoro cansa, mesmo que ainda exista amor. Se o tédio bater, é porque o casal precisa recuperar o clima do começo da relação, de amor novo. Para isso, é preciso se esforçar. Mas agora você pode contar com a ciência que preparou cinco dicas e o No Pátio vai te contar.

Divirtam-se juntos!

casal1_nopatio

Um psicólogo da Universidade da Califórnia confirmou: o tédio acaba com o amor. Para chegar a essa conclusão, ele entrevistou 125 casais por 10 semanas para saber quais atividades prazerosas, diferentes, excitantes e divertidas eles faziam juntos. Os casais mais satisfeitos eram os que juntos faziam passeios mais divertidos, como dançar, por exemplo. A explicação é que a sensação de excitação é alegria é associada ao companheiro que estava com você no momento, mesmo que ele não tenha sido a causa para essa excitação.

Acredite no amor!

casal2_nopatio

Está liberado ser brega. Iluda-se! Os pesquisadores americanos passaram anos estudando a vida amorosa de alguns casais. Os parceiros que mantinham as ilusões iniciais do amor, aquelas de fazer tudo pelo seu parceiro porque ele é o amor da sua vida, tinham mais chances de ficarem juntos por mais tempo. Tudo isso porque eles passavam a sensação de satisfação, confiança e amor um para o outro e assim brigavam menos.

5 x 1

casal3_nopatio

Essa é matemática básica: para cada momento ruim, viva outros cinco bons momentos juntos. John Gottmann que chegou a essa conclusão. Ele é pesquisador da Universidade de Washington e analisou casais e percebeu que quem não seguia essa regra tinha mais chances de chegar a um divorcio.

Seja agradecido!

casal5_nopatio

As pessoas precisam de reconhecimento, o seu parceiro principalmente. Uma pesquisa americana testou os casais em duas situações. Em um dia, eles agradeceriam ao companheiro tudo que eles fizessem, mas no outro dia não diriam nada. Os pesquisadores e participantes da pesquisa chegaram à conclusão de que quando agradeciam, o casal se tornavam mais próximos um do outro e felizes.

Não desista!

casal4_nopatio

Esteja sempre disposto a melhorar seu relacionamento. Você só vai conseguir se tentar. E a ciência mostra que não é preciso muita coisa. Dois estudos verificaram que só mostrar interesse pelo outro já motivo suficiente de melhorar um relacionamento. Mesmo que o namoro já dure cinco anos ou menos, finja que estão saindo juntos pela primeira vez.

A pedido dos pesquisadores, alguns casais experimentaram a situação. Ficou comprovado que eles se divertiram bem mais do que só aqueles que marcaram um jantar. Quando você está em um encontro pela primeira vez, você se esforça pra ser agradável.

Agora você não tem mais desculpas para continuar com aquele namoro tedioso e sem graça. Se ainda existe amor, aceite a ajuda da ciência para melhorar o seu relacionamento. Você tem alguma outra dica para deixar o namoro mais divertido? Conte para nós o que você fez!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter