Quando criança, você queria ser o quê? Geralmente, as meninas respondem a essa pergunta com profissões como médica, advogada, veterinária, professora… Mas, por que não cientista? Foi essa a resposta que a jovem Alessandra Pacini, então já no ensino médio, deu a si mesma. E tudo por causa do filme Contato, adaptado de um livro escrito pelo astrônomo Carl Seagan.
E, após decidir que queria ser cientista, ela não só realizou seu sonho como resolveu inspirar outras garotas a verem a profissão “cientista” com mais interesse. E, para isso, ela usou uma ferramenta bem básica: escreveu um livro!
Girls InSpace é uma série dedicada a meninas na faixa etária entre nove e 13 anos, exatamente a idade em que muitas meninas se encantam – ou desencantam – por profissões que acabam levando para a vida. A ideia surgiu em 2010, quando Alessandra ensinava no Centro Federal Tecnológico (CEFET) Química de Nilópolis (RJ). Na ocasião, ela presenteou duas alunas com lunetas e saiu daí a inspiração para o primeiro livro da série!
Com o tempo, Alessandra precisou deixar o projeto de lado, mas com o apoio dos amigos, retomou com tudo os seus livros infantis! Neles, a cientista fala sobre métodos científicos e astronomia, porém tudo em uma linguagem infantil e de fácil entendimento. Assim, as crianças conseguem ver como a ciência pode ser divertida e fascinante.
Atualmente, a cientista trabalha em Porto Rico, e o trabalho de inspirar meninas continua. Girls InSpace já foi publicado em diversos países da América Latina e África, dentre outros, além de ter ganho versões inglês, espanhol, francês e árabe. Isso sem falar na acessibilidade devido ao formato de audiolivros. Ou seja, inspiração para meninas, no que depender dela, não vai faltar!
Fotos: Reprodução