Cientista cria pele à prova de balas usando teias de aranha

Comportamento

Você já imaginou uma pele a prova de balas feita de teias de aranha? A novidade seria no mínimo interessante, não é? Pois a inovação já existe! Com a ajuda de uma artista holandesa, um cientista americano criou uma mistura de seda com pele humana capaz de resistir ao disparo de balas.

O projeto recebeu o nome ” 2.6g 329m/s” , que é o padrão de desempenho para coletes à prova de balas. Para chegar ao resultado fina l desta “superpele”, Randy Lewis, pesquisador da Universidade Estadual de Utah, nos Estados Unidos, entregou fios de seda aartista Jalila Essaidi, que fez a novidade usando também células de pele humana. Os animais foram alterados para produzir a seda típica de teias de aranhas – que são super resistentes.

Jalila com uma arma usada durante os testes com a “pele”

A nova pele foi testada com projéteis calibre 22 e mostraram ser resistentes. Apesar das balas terem penetrado as camadas da “pele”, elas não conseguiram perfurá-la. A novidade ainda é um protótipo, mas Lewis acredita que futuramente a seda produzida pelas aranhas também possa auxiliar na criação de tendões e ligamentos. Realmente a idéia é inovadora, vamos aguardar que este colete “natural” a prova de balas possa trazer grandes benefícios!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter