Quando alguém pensa em desonestidade logo logo a associa a falta de caráter. Mas será mesmo? Segundo a ciência, esse probleminha que acomete alguns dos nossos políticos tem uma nova possível razão: certos tipos de hormônio podem levar a pessoa a mentir ou trapacear. E mais: agir sem ética pode ser uma forma de aliviar a pressão de hormônios do estresse e ficar mais tranquilo.
Pois é! A informação de que a desonestidade é resultado das glândulas foi constatada em dois experimentos da Universidade Harvard, que avaliou 120 participantes buscando estabelecer a correlação entre hormônios do estresse e as mentiras.
Após pedir aos voluntários que resolvessem problemas de matemática, recebendo US$1 a cada resposta correta, foi solicitado que eles fizessem um balanço de seu desempenho. Antes, porém, os autores mediram o grau de testosterona e cortisol de cada participante por meio de amostras de saliva. Geralmente altos níveis de testosterona aumentam o interesse por recompensa e reduzem o incômodo por punição. E altos níveis de cortisol indicam que a pessoa está estressada.
Sem saber que os cientistas tinham acesso às respostas, 44% dos voluntários mentiram em relação ao seu desempenho para garantir uma maior remuneração. E aqueles que mentiram mais, haviam registrado antes maiores índices conjuntos desses dois hormônios. Ao mesmo tempo, à medida em que os participantes mentiam seus níveis de cortisol diminuíam – um indicativo de que a sensação de estresse também diminuía. Ou seja, a mentira ajudava a reduzir as pressões, logo a desonestidade é resultado das glândulas.
Em conclusão, os autores alertam que um ambiente de negócios altamente competitivo, que aumenta o grau de estresse e ansiedade, elevando o nível de cortisol e testosterona, pode gerar mais desonestidade e comportamento antiético.
Será? Se essa moda pega… Terá muita gente usando essa descoberta como desculpa para contar mentiras. E olha que já está cheio de doentes de glândulas por aí, então, possivelmente estamos caminhando para uma epidemia. E você, concorda que a desonestidade é resultado das glândulas?
Fotos: Reprodução.