A chegada da menopausa é a fase das ondas de calor alternadas com arrepios de frio, diminuição da libido, ressecamento e flacidez da pele, queda de cabelo, astenia, secura vaginal, irritação, labilidade emocional, depressão e ansiedade… Embora a maioria experimente esse cortejo de sintomas, para algumas mulheres eles são de pequena intensidade, às vezes quase imperceptíveis. Em compensação, há casos em que são devastadores.
Entretanto, se a menopausa aflige você, sua mãe, sua esposa ou alguém que você conheça, uma equipe de médicos da Grécia divulgaram uma possível esperança para reverter a menopausa ao afirmar ter conseguido fazer com que os ovários de mulheres que já tinham parado de menstruar voltassem a produzir óvulos. Segundo os médicos da clínica Genesis, em Atenas, entre as pacientes tratadas está uma que já não menstruava havia cinco anos.
Para chegar a essa conclusão o ginecologista Konstantinos Sfakianoudis e sua equipe se concentraram em mulheres que tiveram menopausa precoce no tratamento, que envolve uma técnica geralmente usada para acelerar a cura de lesões. O médico deu mais detalhes sobre a pesquisa em entrevista à revista especializada “New Scientist”.
A equipe grega usou a terapia PRP (Plasma Rico em Plaquetas), que consiste na retirada e centrifugação de sangue da paciente, em um processo que leva ao isolamento das moléculas que desencadeiam o crescimento de tecidos e vasos sanguíneos.
Essa terapia já é muito usada para acelerar a cura de ossos fraturados e músculos lesionados, apesar de ainda não se saber totalmente qual é sua eficácia. Mas de acordo com a equipe de Sfakianoudis, a técnica PRP também parece ajudar a rejuvenescer ovários, o que logicamente também ajuda a reverter a menopausa.
Se os resultados da pesquisa grega forem confirmados, a técnica poderá ser usada para aumentar a fertilidade em mulheres mais velhas, ajudar pacientes com menopausa precoce a ficarem grávidas e atuar o combate aos efeitos da menopausa.
No entanto, apesar dos resultados serem animadores, alguns especialistas já questionam os métodos usados pela Genesis e consideram que o grupo deveria ter testado a técnica primeiro em animais. E você, o que acha sobre essa possível descoberta cientifica para reverter a menopausa? Conta para a gente!
Fotos: Reprodução.