A maternidade geralmente muda muito a vida de uma mulher, fazendo-a refletir sobre vários aspectos da vida. Depois que o bebê nasce, a necessidade de ficar mais tempo em casa para se dedicar a família aumenta e, o dilema de boa parte das mulheres modernas é voltar ou não ao mercado de trabalho.
Para algumas, a criança acaba sendo o impulso que faltava para deixar o emprego de lado (ou não) e se dedicar a um negócio próprio. Assim, a carteira assinada e a estabilidade não compensam a distância dos filhos. Por isso, empreender aparece como uma boa opção para conciliar as duas coisas.
As mães empreendedoras têm aparecido cada vez mais no mercado. Para quem também está pensando em se tornar uma, o No Pátio dá cinco dicas essenciais para fazer o seu empreendimento decolar.
1- Identifique oportunidades
É fundamental empreender em função de uma oportunidade e não por necessidade. Busque algo que esteja relacionado com suas habilidades, com a sua paixão… Você é boa com as palavras? Com as mãos? É boa na cozinha? Aproveite os seus talentos nesse momento da sua vida, porque não existe nada melhor do que ganhar dinheiro fazendo o que se gosta.
2- Não tenha medo de fracassar
Não tenha medo de fracassar ou do que outras pessoas vão pensar, pois o caminho para o sucesso sempre passa por erros, que geram aprendizados e depois melhorias. Livre-se de sentimentos como culpa e pessimismo, afinal, eles não combinam com sucesso.
3- Mantenha o foco
Perder o foco coloca em risco qualquer projeto, seja ele pessoal ou profissional. Por isso, ao empreender, mantenha em vista as suas prioridades no dia a dia, para alavancar os seus sonhos, e tenha em mente também que fazer tudo ao mesmo tempo não resolve nenhum problema, só aumenta sua carga laboral, tanto em casa como no trabalho (e ainda mais se os dois forem no mesmo lugar!).
4- Aprimore-se sempre
Aprender com os próprios erros e não os repetir é extremamente importante, pois fará de você uma pessoa mais forte e confiante! Lembre-se também de ser proativa no aprendizado, fazendo cursos, trocando ideias e solicitando sugestões. Cuide-se também emocional e espiritualmente, afinal ninguém é de ferro!
5- Organize-se
Dividir bem o tempo é uma das tarefas mais importantes que existe. Trabalhando em casa então, as coisas podem ficar ainda mais difíceis. O ideal é conciliar as horas de trabalho com o sono do bebê, por exemplo. Entretanto, de nada adianta ter as metas traçadas e os afazeres como mamãe definidos se a sua agenda é uma bagunça! Portanto, encontre um sistema de organização com o qual você se sinta confortável e estabeleça horários fixos para cada atividade: cuidar das contas, administrar o negócio, fazer o almoço dos filhos, levar o pequeno à escola… Assim, você não acumula tarefas e se torna mais produtiva.
Se tornar uma mãe empreendedora não é tarefa fácil, pois além das novidades da maternidade, você terá um dia a dia diferente, sem a rotina e a disciplina impostas no mundo corporativo. Mas vale a pena encarar o desafio para realizar um sonho e, como prêmio, ainda continuar bem pertinho dos filhos.
Fotos: Reprodução.