Prefeitura e CMFor subscrevem carta em defesa da Cultura
20 de maio de 2016
Grupo Bagaceira apresenta peça “Meire Love”
20 de maio de 2016

Um docinho aqui, outro docinho ali. Quem resiste à tamanha tentação? É difícil encontrar uma pessoa que não goste de um bom doce. Muito menos alguém que negue uma sobremesa açucarada depois do almoço. Estudos mostram que a sensação de prazer que nos acomete quando comemos doces é devido a liberação de opioides (substâncias químicas naturais que proporcionam sensação de prazer). Aliás, prazer semelhante ao efeito químico das drogas, condicionando o organismo a ingerir mais açúcar, com o objetivo de conseguir o efeito prazeroso que ele proporciona.

A grande verdade é que apesar de possuírem muitas calorias, os doces nos proporcionam satisfação e prazer. Por isso, para quem se considera uma verdadeira formiguinha, mas não consegue ficar horas cozinhando delícias doces para os amigos ou família, o No Pátio listou cinco receitas que vão te surpreender tanto no sabor quanto na rapidez de preparo. Vamos ao que interessa? Confira e delicie-se!

BANANA CARAMELADA COM FAROFA DE PAÇOCA

Ingredientes:

2 bananas-prata;

1 colher(sopa) de açúcar;

1 colher(café) de canela em pó;

1 paçoca de amendoim;

1 colher(chá) de manteiga.

Doces 2

Modo de preparo:

1 Corte as bananas ao meio e cubra com açúcar e canela.

2 Aqueça a frigideira, acrescente a manteiga e adicione as bananas.

3 Não mexa até as bananas ficarem douradas; retire do fogo.

4 Sirva com a paçoca esfarelada por cima.

ROMEU E JULIETA

Ingredientes:

200 g de queijo mascarpone;

200 ml de creme de leite fresco;

1 pitada de sal;

200 g de goiabada cascão;

lâminas de amêndoas torradas a gosto.

Doces 3

Modo de preparo:

1 Misture o queijo mascarpone, o creme de leite e o sal e bata até atingir consistência de musse.

2 Prove o sal e, se necessário, acrescente um pouco mais. A musse deve ser ligeiramente salgada para contrastar com a goiabada.

3 À parte, derreta a goiabada cortada em cubos numa panela com 200 ml de água, em fogo baixo, até ficar cremosa e sem grumos. Espere esfriar.

4 Em uma taça, coloque uma camada de musse de queijo e outra de goiabada cremosa. Decore com lâminas de amêndoa torrada e sirva em seguida.

BRIGADEIRO DE COCO

Ingredientes:

1 lata de leite condensado;

1  e  ½ colher (sopa) de manteiga com sal;

1 xícara (chá) de leite;

1 pitada de sal;

200 g de coco fresco;

50 g de chocolate branco;

1 xicara (chá) de leite de coco.

Doces 4

Modo de preparo:

1 Mesmo procedimento do tradicional.

2 Salpique com coco queimado para enfeitar.

SALADA DE UVAS CONGELADAS COM SORVETE DE IOGURTE E MEL

Ingredientes

1 cacho grande de uvas verdes sem sementes;

1 colher (sopa) de açúcar;

2 potes de iogurte natural integral;

3 colheres (sopa) de mel silvestre;

50 ml de vinagre balsâmico;

Folhas de menta fresca a gosto;

Folhas de manjericão a gosto.

Doces 5

Modo de preparo:

Com cuidado, retire as uvas do cacho. Leve-as ao freezer em um recipiente tampado por seis horas ou até que estejam completamente congeladas. Reserve. Coloque o iogurte em um filtro de papel e deixe o soro escorrer por uma hora. Passe o iogurte para o liquidificador ou processador, junte o mel e bata por 30 segundos. Despeje em um recipiente com tampa e deixe no congelador por uma hora ou até que a mistura esteja firme como sorvete, porém macia. Reserve.

Em uma vasilha, misture as uvas congeladas, o açúcar e o vinagre balsâmico. Aperte as uvas levemente com as mãos, para liberar seu suco, e deixe-as descansando por cinco minutos, até formar uma calda fria. Sirva um punhado das uvas congeladas com sua calda, folhas frescas de menta e manjericão e o sorvete de iogurte com mel.

CREME DE DAMASCO E CASTANHA DE CAJU

Ingredientes:

50 g de damascos;

5 ou 6 castanhas de caju sem sal;

2 bagas de cardamomo;

200 g de creme de leite;

200 g de leite condensado.

Doces 6

Modo de preparo:

Deixe os damascos de molho na água por uma hora ou até que fiquem amolecidos. Abra as bagas de cardamomo, retire as sementes e triture-as com um pilão. Triture os damascos, juntamente com as castanhas, no liquidificador. Adicione os outros ingredientes e bata por mais cinco minutos. Transfira para um recipiente e leve à geladeira por duas horas. Sirva gelado.

É ou não, uma verdadeira tentação esta matéria? A boa notícia é que se você seguir um cardápio balanceado, não há problema em comer doces eventualmente. Só não exagere na quantidade! E fique atento: os doces mais calóricos são os mais gordurosos, como o chocolate, leite condensado e chantilly.

Doces 7

Ah! E não esqueça: evite comer doces à noite, pois neste período nosso metabolismo está mais lento. Deixe para saborear seu docinho pela manhã, ou logo após a prática de atividade física.

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *