Cineclube cearense celebra seus 10 anos com programação online

Hype da terra|Hypeando

Quem é fã de cinema provavelmente já participou ou já teve um cineclube. para quem não sabe, cineclubes são grupos formados por pessoas que amam cinema e que se reúnem para debater a indústria cinematográfica como um todo – além de assistir e promover mostras de filmes, claro. Pois bem, em 2020, o cineclube cearense 24 Quadros comemora seu 10.º aniversário com o compromisso de fomentar o cineclubismo no Estado. E, para celebrar, o cineclube realizará uma mostra especial.

As exibições irão homenagear dois gigantes da sétima arte nacional: os pioneiros no cinema Humberto Mauro e Alberto Cavalcanti. Mas, além deles, José Wilson Baltazar também será lembrado. José Wilson era cinéfilo, crítico de cinema e frequentador assíduo desde a década de 1940 dos cinemas locais, mas infelizmente ele nos deixou há pouco mais de um ano.

cineclube

A mostra faz parte da programação dos 111 anos do Theatro José de Alencar e acontece em parceria com o Centro Técnico de Audiovisual da Secretaria de Turismo, a Secretaria de Cultura de Fortaleza, a Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira e o coletivo Ciclo CE. As exibições vão ocorrer de 24 à 26 de junho, no canal do YouTube do TJA. Confira a programação:

24.06.2021, 18h30:

Cinemeiro (2017; BRA, DIGITAL; 20 min). 
Direção: Gabriel Petter

Sinopse: em 1942, José Wilson Baltazar (1935-2020) entrou pela primeira vez num cinema. Desde então, a sua história se confundiu com a história da exibição cinematográfica da cidade. Sua relação com o mundo da sétima arte é o tema deste documentário.

Debatedores: Gabriel Petter, Pierre Grangeiro, Gabriel Salcedo 

 25.06.2021, 18h30:

Alberto Cavalcanti (1970; BRA, 35mm; 18 min). 
Direção: Alfredo Sternheim.

Sinopse: Aspectos da vida e obra do primeiro cineasta brasileiro com projeção internacional.

A Velha a Fiar (1964; BRA; 35 mm; 7 min). 
Direção: Humberto Mauro

Sinopse: Ilustração da velha canção popular do interior do Brasil, utilizando tipos e costumes das velhas fazendas em decadência.

Carro de Bois (1974; BRA; 35 mm; 10 min). 
Direção: Humberto Mauro

Sinopse: O carro de bois ainda faz parte das paisagens de nosso sertão, numa mistura de utilidade e poesia.

Debatedores: Eduardo da Silva Pereira e Pierre Grangeiro.

26.06.2021, 18h30:

Cineclube 24 Quadros: uma trajetória

Live e debate acerca dos dez anos do cineclube cearense 24 Quadros e sua atuação na cena cultural de Fortaleza

24 Quadros e inúmeros desafios

cineclube cearense
Integrantes do 24 Quadros

Ao longo desses 10 anos, já foram mais de 300 filmes exibidos e milhares de pessoas acompanhando presencialmente as exibições do Cineclube 24 Quadros. O grupo manteve ininterruptamente as suas atividades. E, mesmo no início do período de quarentena, promoveu algumas exibições virtuais em parceria com a Vila das Artes e o coletivo Ciclo CE. Por isso, a importância dessa atividade cultural de formação de (e do) público foi publicamente reconhecida com o troféu Terra Bárbara. E, ainda, com a seleção em dois editais públicos promovidos pela Secretaria de Cultura de Fortaleza, através do Edital de Cinema e Vídeo. 

Hoje, o cineclube cearense busca um recomeço, face ao cenário desolador de um país em profunda crise. Afinal, isso também se reflete, evidentemente, nas atividades e produções culturais. Então, a comemoração dos seus 10 anos traz uma promessa de maturidade, mas também a perspectiva histórica que nos lança num necessário estado de reflexão acerca do presente e das possibilidades quanto ao futuro. 

Serviço
Mostra 10 Anos do Cineclube 24 Quadros
Exibição online no canal do Youtube do Teatro José de Alencar
De 24 à 26 de junho

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter