Cinema do Dragão traz duas estreias neste início de mês

Cinema|Cultura

Dica cultural que proporciona ao público reflexões sobre identidade, memória e reconstrução. O Cinema do Dragão inicia outubro com dois filmes que dialogam com capítulos decisivos da história.

Na sala 2, o longa Malês, dirigido por Antônio Pitanga, revisita a Revolta dos Malês, ocorrida em Salvador em 1835. Inspirado em eventos reais, o filme acompanha a trajetória de um casal separado à força na travessia do Atlântico e trazido ao Brasil como escravizado. Em solo baiano, suas histórias se cruzam com a organização de um dos levantes mais expressivos contra a escravidão no país, liderado por africanos muçulmanos. Entre eles está Pacífico Licutan, interpretado pelo próprio Pitanga. O filme foi exibido em mostras como Festival do Rio, Maranhão na Tela e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Na sala 1, O Homem Mais Feliz do Mundo, da diretora Teona Strugar Mitevska, parte de um encontro casual em um speed dating para revelar marcas deixadas pela Guerra da Bósnia. Asja, uma mulher com mais de 40 anos, conhece Zoran, um banqueiro que, ao contrário dos demais, não está ali por romance. O encontro se transforma em uma tentativa de reconciliação com o passado, quando ele revela acreditar ter sido o autor do disparo que a feriu durante o conflito. O filme representa a Macedônia do Norte na corrida por uma vaga no Oscar 2026 e foi premiado no Festival de Veneza.

A programação completa, com horários e outras informações, está disponível no site e perfil oficial do @cinemadodragao. As sessões já estão em exibição, inclua na sua agenda cultural!

cinema

Fotos: Reprodução/ Fonte: Secult

Inscreva-se na nossa newsletter