Circo de Todas as Artes celebra o Dia do Folclore em Fortaleza

Agenda Cultural|Art Daqui|Cultura

No dia 22 de agosto (sábado), o projeto Circo de Todas as Artes dá início às suas atividades em 2015 com uma grande celebração do Dia do Folclore, durante todo o dia, na Praça do Ferreira, das 9h às 17h. O evento é aberto ao público e inicia com o lançamento do catálogo, seguindo com as apresentações dos circos Mirtes, London, Marlin e Meridiano, além dos grupos Tambor de Crioula Filhos do Sol, Afoxé Acabáca, Coco Raízes do Iguape e Bumba Meu Boi Ceará, do mestre Zé Pio. O projeto é idealizado e realizado pela Apaece – Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará, promovido em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

O projeto Circo de Todas as Artes é uma ação de difusão cultural promovida pela Apaece, que abrange todas as regionais da cidade de Fortaleza. Nesta ação, as lonas de circo tradicionais transformam-se em espaços de promoção de cultura e encontro entre a população e os artistas.  Esse é quinto ano de realização do projeto, que envolveu diversos proprietários de lonas de circo, aproximadamente 350 famílias e 500 artistas. Por ano, são feitas aproximadamente 60 apresentações, envolvendo pelo menos 30 grupos artísticos locais e público aproximado de 15.000 pessoas. O projeto tornou-se muito importante para os circos tradicionais, para os artistas locais e para o público, principalmente para as comunidades menos favorecidas.

A ser realizado no último sábado de cada mês, o projeto abre as lonas dos circos tradicionais para o acesso livre e gratuito de todos os interessados, principalmente na periferia, onde está localizada a maioria dos circos fortalezenses. Neste espaço, acontecem espetáculos de linguagens variadas, tais como música, teatro, dança e circo, contribuindo para que espetáculos de artistas locais possam circular por toda a cidade e para a democratização da cultura, garantindo o direito que cada cidadão possui de ter acesso aos bens culturais.

Além da democratização da cultura, o projeto tem ainda como objetivo a promoção da cidadania, oferecendo serviços gratuitos como assessoria jurídica, exames e esclarecimentos sobre saúde, corte de cabelo, massoterapia, palestras informativas, além de exibição de filmes. São realizadas também oficinas de formação artísticas e práticas recreativas. “A ideia é a construção de uma consciência humana e comunitária em áreas de vulnerabilidade social”, reforça o presidente da Apaece, Círio Brasil, do Circo Mirtes.

Ele destaca ainda outro viés social do projeto, que visa à manutenção da arte circense, que é uma das mais antigas expressões e manifestações da cultura popular. “Historicamente, as lonas tradicionais são um importante veículo de promoção de arte e cultura em ambientes diversos, principalmente nos mais pobres, no entanto, a ausência de iniciativas que promovam os circos juntos às comunidades tem dificultado esse trabalho, fazendo com que o circense, perca o seu foco enquanto artista para garantir a própria sobrevivência. Neste sentido, o Circo de Todas as Artes, assume um importante compromisso social à medida que contribui com a ação democrática dos circos tradicionais de levar arte de canto a canto”, explica o presidente.
Saiba mais sobre o Circo de Todas as Artes

Iniciado em 2006, o projeto conta com importantes parcerias desde então, como a Coordenadoria Especial de Política sobre Drogas, a Secretaria de Saúde e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura Municipal de Fortaleza, a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado do Ceará, do Instituto de Assistência Social (Iasocial), a empresa EuRegistro, a Câmara Municipal de Fortaleza, dentre outras, mas especialmente a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), que atuou como financiadora deste projeto em anos anteriores.

No que se refere aos circos tradicionais, o projeto vem fortalecendo sua visibilidade nas localidades onde estão inseridos, tornando o ambiente do circo ainda mais acolhedor e quebrando possíveis barreiras entre os mesmos e o espectador. Já participaram do projeto os circos London, Marlin, Mirtes, Tropical, VIP e outros.

Para os artistas locais, o programa abre mais uma possibilidade de espaço para circulação de trabalhos artísticos e proporciona o contato dos mesmos com públicos diversos. Já foram apresentados os espetáculos Benjamim e o Circo, da Cia Mais Caras; Histórias de Acordar o Amanhã, da Vidança – Companhia de Dança; Anatomia das Coisas Encalhadas, de Silvia Moura; Cana e Engenho, da Cia. Vatá;  e outras obras de grupos locais.

Para o público, “Circo de todas as artes” apresenta uma programação cultural de qualidade, muitas vezes em áreas de vulnerabilidade social, com acesso livre e gratuito, contribuindo para que mais pessoas tenham acesso a arte e a cultura.  O projeto já percorreu bairros como Abreulândia, Ancuri, Barra do Ceará, Bom Jardim, Canindezinho, Conjunto Ceará, Curió, Pici, Siqueira, entre outros.

 

Serviço:

ABERTURA DO CIRCO DE TODAS AS ARTES

Data: 22/08/15 (sábado)

Local: Praça do Ferreira

Horário: Das 9h às 17h
Programação:

9h – Abertura e lançamento do catálogo
10h – Tambor de Crioula Filhos do Sol
11h – Circo Mirtes
12h – Afoxé Acabáca
13h – Circo London
14h – Coco Raízes do Iguape
15h – Circo Marlin 15:00hs
16h – Bumba Meu Boi Ceará, Mestre Zé Pio
17h – Circo Meridiano

*O evento é aberto ao público

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter