Circuito MERCI, VARDA! segue com a sua programação de exibições. As próximas sessões da mostra cineclubista acontecerão nos dias 18 e 19 de junho, terça e quarta-feira da próxima semana, no Auditório do Porto Iracema das Artes, sempre a partir das 19h. Serão exibidos os longas “La Pointe Courte” (1954), na terça, e “Cléo de 5 às 7” (1962), na quarta. Os debates serão conduzidos, respectivamente, por Bete Jaguaribe, diretora de formação do Instituto Dragão do Mar (IDM) e coordenadora do Curso de Cinema da Unifor, e por Nina Kopko, cineasta e uma das tutoras do Laboratório de Cinema do Porto Iracema.
Em “La Pointe Courte” duas narrativas se desenvolvem simultaneamente. Primeiro longa-metragem de Agnès Varda, o filme entrelaça uma espécie de documentário sobre os habitantes de uma aldeia de pesca e a história ficcional de um casal em crise. Da relação de forças entre personagens e o ambiente físico real, surge uma característica forte da obra de Varda: a poesia do espaço, que nunca é visto isoladamente, mas sempre em conjunto com os homens e as mulheres que o ocupam.
“Cléo de 5 às 7” é um dos filmes mais importantes da Nouvelle Vague e um dos mais famosos da cineasta. Sob a atmosfera de Paris nos anos 60, sua narrativa é uma crônica sobre a vida de uma mulher que vaga pela cidade à espera do resultado de uma biópsia. Foi indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 1962.
SERVIÇO
Próximas sessões do Circuito MERCI, VARDA!
Nos dias 18 e 19, no Porto Iracema
Quando: Terça e quarta-feira, 18 e 19 de junho, a partir das 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Fotos: Reproducao / Fonte: Secult