Cirurgias robóticas em crianças são realizadas no Brasil

Acontece

Imagine uma criança sendo operada, mas não pelas mãos de um cirurgião, e sim através da estrutura de um robô! Isso existe agora no Brasil, e é o mais novo método testado pelos médicos para operações pediátricas.

Recentemente uma criança de 6 anos passou por essa experiência; o processo aconteceu da seguinte maneira: os braços do robô foram colocados nos três pequenos furos feitos no abdome do menino (de 5 mm e 8,5 mm), o médico assumiu o comando do robô, controlando os movimentos do aparelho, batizado de Da Vinci. É possível ver as imagens do interior do corpo do paciente em 3D, manusear joysticks e apertar pedais.

“Deve-se entender que a robótica é só uma maneira de se fazer a operação”, afirma Sidney Glina, professor de Medicina.

As cirurgias estão sendo feitas há 6 meses e, segundoo urologista Carlo Passerotti, do Instituto da Próstata e Doenças Urinárias do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, a cirurgia robótica causa menos dores no pós operatório, proporcionando uma recuperação rápida e cicatrizes menores.

Obviamente o ato requer muito treino e habilidade, até agora, quatro pacientes brasileiros, de 1 a 12 anos, já foram submetidos a esse novo método. De fato, é um grande progresso na área da medicina. Vamos esperar que a novidade possa trazer grandes benefícios aos pacientes!

 

Inscreva-se na nossa newsletter