Pelo visto, Claudia Leitte e “passar vergonha na internet” já viraram expressões praticamente sinônimas. Não é de hoje que a cantora tenta inovar e dar uma de descolada na web, mas o tiro acaba saindo pela culatra. Já teve ela tentando imitar a Jesse J. – e falhando miseravelmente… Já teve ela usando gírias LGBT completamente desatualizadas e fora de contexto em sua conta no Twitter para divulgar música nova… Enfim, já foram muitas as situações… Mas parece que dessa vez ela se superou!
A cantora acabou de gravar seu mais novo clipe, Saudade, música feita em parceria com o grupo brasileiro de hip hop Hungria. Como cenário, ela escolheu o Pelourinho, um dos mais tradicionais pontos turísticos de Salvador. Até aqui tudo bem, se não fosse um detalhe: o fato dela ter escolhido o icônico clipe que ninguém menos do que Michael Jackson fez.
Para quem não lembra, o Rei do Pop esteve no Brasil gravando o clipe de They Don’t Care About Us, que contou, inclusive, com a participação do Olodum. Na época, a música acabou virando quase um hino contra a violência policial contra os negros. Já a canção de Claudia Leitte…
Visualizar esta foto no Instagram.
A própria cantora fez uma postagem em suas redes sociais chamando os fãs para curtirem o novo single. Na legenda, ela escreveu “Vamos pra cima, Saudade! Releituras, referências, samba, reggae e amor!”, enquanto as imagens mostravam a loira dançando junto ao Olodum e fazendo claras referências ao clipe de Michael Jackson.
Nem precisa dizer que a coisa virou polêmica nas redes sociais…
O vídeo ainda nem foi lançado, mas eu tô morrendo de vergonha da Claudia Leitte “homenageando” Michael Jackson no Pelourinho. É muito sem noção mesmo. pic.twitter.com/5mH7dBFSbN
— Maurício Carvalho (@Maucarvalho) 12 de dezembro de 2018
Avisem pra Claudia Leitte que They Dont Care About Us é sobre violência policial contra negros, tem a versão no Brasil e a na penitenciária americana. Michael Jackson e Spike Lee tavam dando pinta no Pelourinho não. Esse povo não tem assessoria pra evitar passar vergonha nao?
— Leo Gantois (@leandro_gantois) 11 de dezembro de 2018
Tá mais para apropriação cultural, não ouve homenagem e sim a cara dura dela que não consegue fazer sucesso sem aparecer em cima dos outros.
Claudia Leitte “faz o Michael Jackson” em seu novo clipe homenageando o axé https://t.co/Lzji3QFB2G— Tarcísinho? (@Dillenrol) 12 de dezembro de 2018
Mas nem tudo são críticas e vergonha alheia! Houve quem saísse em defesa da cantora:
qq tem a claudia leitte refazer a cena do michael jackson?
foda-se— ciclope (@sonicyoufh) 12 de dezembro de 2018
Me tirem uma dúvida rapidinho: só a Claudia Leitte que não pode fazer uma referência/homenagem ao Michael Jackson ou tá proibido pra todxs?
— Mangusto (@justAlek_) 12 de dezembro de 2018
Gente existe algo chamado REFERÊNCIA
ces ficam aplaudindo Ariana Grande pelo clipe de Thank’u Next e enchendo o saco da Claudia leite sendo q a situação é exatamente igual
POVO CHATO DO CÃO https://t.co/PeSxTHTP3o— Merida (@hellenmeira) 12 de dezembro de 2018
E aí, o que vocês acham? Mais uma vergonha pro currículo ou mais um lacre pra conta da Claudinha?
Fotos: Reprodução