Conheça os alimentos que são aliados da saúde do cérebro
15 de abril de 2020
Vila das Artes disponibiliza em plataforma digital filmes
16 de abril de 2020

Colcha de Retalhos – Prefeitura de Fortaleza constrói sonhos através da costura!

Imagine um projeto que promove inclusão social, renda extra, capacitação e muito mais? Assim é o projeto Colcha de Retalhos, que faz parte das ações inovadoras da Prefeitura de Fortaleza! O projeto conta com edições de cursos que capacitam mulheres em situação de vulnerabilidade reunindo esforços da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Conselho Regional de Administração (CRA).

Quer conhecer mais sobre o projeto? Confira nossa matéria especial de hoje e se apaixona por esta maravilhosa ideia que transforma vidas através da costura!

Projeto Colcha de retalhos

O projeto Colcha de Retalhos surgiu em e a ideia nasceu principalmente da  percepção da importância de geração de renda na quebra de barreiras sociais. E foi a partir daí que o ateliê de arte do Centro de Referência do Empreendedor do bairro Bom Jardim se tornou palco de uma iniciativa transformadora! A produção de moda por meio do reaproveitamento de tecidos é a base do Projeto Colcha de Retalhos.

O titular da SDE, Mosiah Torgan, reforça o intuito da proposta: “O Colcha de Retalhos compõe a grade de atividades do programa Meu Bairro Empreendedor. O objetivo por trás da iniciativa é beneficiar mulheres, ensiná-las a ter uma profissão, reutilizando também um material que seria descartado e que com a capacitação se tornam produtos que possam ser comercializados pela própria comunidade, transformando as mulheres em empreendedoras sustentáveis de base comunitária. Para isso, o Centro de Referência do Empreendedor oferece a estrutura adequada por meio de maquinários e armários. O resultado disso é inclusão, profissionalização, empreendedorismo e geração de oportunidades”, informou, ressaltando a importância da união de esforços entre o poder público, a iniciativa privada e a universidade.

Parcerias

O projeto da Prefeitura de Fortaleza não seria possível sem a parceria e o apoio de entidades como a UFC: “Nós cedemos o local, mas ‒ muito mais importante do que isso ‒ fizemos a união do setor público, setor privado e instituição de ensino, no caso a UFC. Isso é a chave, pois, com os três atuando juntos, possibilitamos oportunidades”, afirma Mosiah Torgan, secretário do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza. Além dessa parceria, a iniciativa também conta com o apoio institucional do Conselho Regional de Administração (CRA/CE). 

Oficinas e atividades

As atividades do projeto Colcha de Retalhos são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras e, a cada edição, reúnem cerca de 20 mulheres, protagonistas de histórias de vida distintas, que compartilham o desejo de descobrir talentos, de ampliar a própria capacidade e de conquistar, por meio do empreendedorismo, a tão sonhada independência financeira.

As oficinas são mediadas pela Professora Eveline de Azevedo e pelo estudante Fabrício Batista, ambos do Curso de Design-Moda da UFC. Na sala de aula, as participantes aprendem a base teórica e põem em prática o que foi ensinado. Para Fabrício, nas ações, todos os que participam e colaboram são beneficiados com os ganhos da atividade como um todo!

O projeto de extensão possui duração de 4 a 6 meses por turma. A grade curricularé composta por aulas teóricas e práticas no âmbito do empreendedorismo, do desenvolvimento de produtos, da modelagem, do patchwork, entre outros. Eveline Azevedo acrescenta: Com o apoio da indústria têxtil, estamos incentivando a autonomia dessas mulheres para o empreendedorismo. Estar aqui, para mim, é muito mais do que passar conhecimento de moda. É conversar, estimulá-las a ocupar produtivamente a cabeça e a colher os frutos desses aprendizados”.


Experiência

Quem participa do projeto Colcha de Retalhos relata uma experiência valiosa e cheia de benefícios, como é o caso da agora empreendedora social Mirian Santana. Aos 52 anos, Mirian produz itens como almofadas, jogos americanos, bolsas, laços e bonecas.

A artesã aposta nos aprendizados adquiridos para potencializar a qualidade dos materiais confeccionados e comercializados: “Desde agosto, estou imersa neste curso, que está sendo muito positivo e tem melhorado minha experiência no ramo. Tenho desenvolvido, inclusive, o talento para o patchwork, para o desenho. Além de agregar conhecimento, o Colcha de Retalhos me faz sentir parte de algo, eu me sinto mais útil, aprendo e vejo portas se abrirem para uma melhoria econômica”, considerou Mirian!

Já para Janaína Fernandes, do Conselho Regional de Administração (CRA-CE) e gestora do curso, “nosso propósito é empoderar mulheres para que elas venham empreender, gerar independência financeira para proporcionar poder de decisão sobre seus negócios, impactando diretamente sobre suas vidas. A visão da Prefeitura para o empreendedorismo de base é essencial. Nas comunidades, há uma carência grande. Por outro lado, são repletas de mulheres talentosas, com sonhos e ideias”, destacou.

Futuro e perspectivas

O sucesso da iniciativa garantirá perspectivas positivas ainda em 2020. Este ano, o Projeto Colcha de Retalhos deve inclusive ultrapassar as fronteiras brasileiras e firmar participação em feiras e eventos internacionais: “Iniciaremos a nossa coleção do Colcha de Retalhos. Nós fomos convidadas a apresentar os produtos em Luanda. Esse convite veio nos presentear e reforçar a nossa ideia de que empreender com sustentabilidade, com mulheres e com visão de desenvolvimento é o que o povo cearense precisa”, adiantou Janaína Fernandes. Dentro das prospecções, a Prefeitura de Fortaleza e os parceiros envolvidos no projeto trabalham para construir ainda mais parcerias e pontes com fornecedores de retalhos e matéria prima, além de compradores e divulgadores!

Centro de Referência do Empreendedor

As atividades do Projeto Colcha de Retalhos acontecem acontecem no Centro de Referência do Empreendedor, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, localizado no bairro histórico do Bom Jardim. A parceria do projeto com o órgão municipal surgiu após uma pesquisa para verificar a quantidade e os tipos de empreendedores da região, o que evidenciou a aptidão do bairro para a área de confecção. 

Mais informações

Os cursos do Projeto Colcha de Retalhos têm duração de um semestre. Para participar, a interessada deve entrar em contato com o Colcha de Retalhos para fornecer os dados e completar seu cadastro e inscrição! 
Endereço: Centro de Referência do Empreendedor ‒ Av. Oscar Araripe, 1030, Bom Jardim, Fortaleza-CE, CEP: 60543-452
Contato: colchaderetalhosprojeto@gmail.com 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *