Roupas apertadas prejudicam saúde feminina
12 de janeiro de 2015
Espelhos na decoração
12 de janeiro de 2015

O antigo Colégio Cearense do Sagrado Coração, localizado no centro de Fortaleza, foi recentemente adquirido pelo grupo educacional Estácio como o Portal No Pátio já mostrou aqui. O mesmo tornou-se responsável pela restauração do prédio e as obras de restauração já foram iniciadas. Na última semana, o Colégio Cearense foi tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Fortaleza (Comphic).

O prédio, que recentemente foi adquirido pela Estácio para sediar o novo campus do Centro Universitário Estácio do Ceará, a partir deste ano, está sendo restaurado em sua antiga forma, afirma a reitora profa. Ana Flávia Chaves. “A escolha do local para a instalação da quarta unidade da instituição em Fortaleza deve-se à necessidade de fortalecer o projeto de Arte e Cultura do Centro Universitário Estácio do Ceará. Estamos respondendo a um anseio da comunidade acadêmica para ter um espaço com flexibilidade de horário para que, assim, possamos cumprir a nossa missão de Educar para transformar positivamente nossos alunos”, disse a reitora.

Colégio-Cearense-é-tombado-pelo-Cemphic3

Colégio Cearense é tombado. Foto da década de 30.

De acordo com a instrução de tombamento apresentada ao Comphic, o prédio do Colégio Cearense foi inaugurado em 1917 pelos padres diocesanos Misael Gomes, Climério Chaves e José Quinderé, e chegou a abrigar 5,2 mil alunos na década de 70, deixando de funcionar em 2007, após 90 anos de atividade. O estudo de preservação do antigo prédio do Colégio Cearense está sendo feito com o apoio do quadro de professores e alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio. Até o momento já foram conferidas plantas, construídas fachadas, cortes e maquetes eletrônicas, que foram parte da instrução de tombamento e também servirão de base para a realização de estudos e, ainda, futuras propostas de projetos de restauro e conservação. Os trabalhos foram realizados pelos alunos vinculados ao escritório modelo do Curso de Arquitetura  e Urbanismo do Centro Universitário Estácio do Ceará.

Colégio-Cearense-é-tombado-pelo-Cemphic2

De acordo com informações da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), após a aprovação do Comphic, a instrução de tombamento segue para a assinatura do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Nova Unidade Estácio
A nova unidade funcionará durante os turnos da manhã, tarde e noite, com a opção de seis cursos: engenharia civil e de produção, administração, ciências contábeis, arquitetura e gestão de recursos humanos. O Brasil registrou neste ano mais de 7 milhões de estudantes matriculados em cursos de graduação no ensino superior, segundo dados do Censo da Educação Superior, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A Estácio atua em 22 estados e no Distrito Federal, onde possui 468,9 mil alunos matriculados, divididos em 39 instituições de Ensino Superior e 84 campi, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades.

 

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *