Com aulas de empreendedorismo, Sebrae forma primeira turma de refugiados

Acontece|Atualidades|Sebrae

Todo o mundo acompanha a grande crise de refugiados que estamos passando, causada pelos conflitos na Síria, Afeganistão, Eritreia e outros países do Oriente Médio e da África. Milhares de pessoas têm fugido desesperadamente de sua terra natal em busca de segurança e uma vida digna.

Aqui no Brasil, de acordo com o Comitê Nacional para Refugiados (Conare) do Ministério da Justiça, o número de refugiados reconhecidos entre 2010 e 2016 aumentou 127%. A maior parte dos refugiados que buscam abrigo no País possui idade entre 18 e 59 anos. Para ajudar essas pessoas a encontrarem uma colocação no mercado de trabalho, o Sebrae Nacional e o Sebrae São Paulo formaram a primeira turma de refugiados capacitados em empreendedorismo. 

Além da capacitação, o treinamento visou estimular a formalização dos empreendimentos dirigidos pelos refugiados e facilitar o acesso ao crédito para este público. Os 27 refugiados que se formaram através da iniciativa tiveram a oportunidade de conversar com instituições financeiras para conseguir empréstimo e puderam sanar dúvidas sobre regularização de empresas.

Esta foi a primeira vez que refugiados receberam esse tipo de treinamento no Brasil. O projeto piloto foi composto por quatro fases. Na primeira, foram oferecidas uma palestra e capacitações on line. Os refugiados que quiseram continuar no programa participaram presencialmente de um pacote de cursos do Sebrae. A terceira e quarta etapa foram voltadas para a formalização dos empreendimentos e para a possível obtenção de crédito empresarial.

Sebrae  2

Além das entregas de certificados, os refugiados que foram capacitados puderam assistir a palestras sobre empreendedorismo e orientação de crédito. As instituições financeiras Banco do Brasil, Banco do Povo e Caixa Crescer apresentaram os produtos e serviços relacionados ao microcrédito.

O treinamento, que é fruto de uma parceria entre o Sebrae e o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça, aconteceu na última terça-feira (9).

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter